sexta-feira, 19 de junho de 2009

SOBRE OS MEUS CURSOS DE PNL, Porquê escolher-me?

Ao vir para Portugal em 2000 para divulgar a PNL, deixando toda a minha segurança social na Holanda, consideraram-me louco.
Mais louco era eu considerado ainda quando dizia que queria formar trainers como eu e assim incentivar cursistas a tornarem-se meus concorrentes.
Entretanto 8 anos mais tarde. Continuo a orgulhar-me da decisão mais importante da minha vida. E, embora os cursos de PNL se tenham multiplicado em Portugal, pergunto-me se a minha missão foi realizada. Pedi sempre aos meus cursistas que queriam vir a dar cursos de PNL para se definirem, marcarem a diferença. Quanto mais diferenciada a oferta, mais o consumidor terá proveito disso.
As pessoas espantam-se porque às vezes acontece que aconselho aos meus possíveis clientes que escolham os meus concorrentes comerciais. Com o que conheço deles esforço-me por avaliar onde o consumidor terá mais proveito. Como nem sempre é claro o que cada um dos concorrentes oferece de diferente, estabeleço eu os meus próprios princípios:
- Para mim não está explicitamente central o sucesso, a excelência, o poder pessoal, ser gigante, nem outros objectivos semelhantes que possam ser definidos neste estilo linguístico generalista: ter mais, atingir tudo o que se quer!
- Para mim a PNL é auto-descoberta e atitude individual de responsabilidade social – ter como missão dar uma achega para um mundo com maior paz e justiça sem os descalabros de fome, da exploração económica, sem as injustiças sociais no acesso à saúde e à cultura e à dignidade. É um dos caminhos para chegar ao nosso cerne e agir no mundo cada vez mais a partir do nosso cerne!
- Para mim a PNL é a mais requintada e actual exploração e esclarecimento sobre o funcionamento do ego. Perceber a estrutura do ego e utilizar esse conhecimento em forma de ferramentas na transformação, se não for feito com ecologia, pode levar a um ego ainda mais potente, uma ajuda no seu imperialista desejo de autodeterminação e prepotência. Com a ecologia como ponto central pode, ao contrário, levar a maior consciência de “mapa”, quer dizer, à neutralização do egoísmo como ilusão de existência e contribuir para maior harmonia interior e paz consigo e nas relações.
- Para mim a PNL oferece algo único, até agora parece-me que não há nada comparável: - a tecnologia que, se bem empregue, o faz sentir-se bem e realizar os seus desejos no espaço mais rápido de tempo. Às vezes ultrapassa o inconcebível! Não foi feita para para se enredar mais nas teias da dualidade prazer e dor, que é uma das características do ego.
- Resumindo. Para mim, em vez do "ter", está mais central o "Ser".

JOSÉ FIGUEIRA

Sem comentários: