sexta-feira, 31 de julho de 2009

PENSAMENTO

Até uma flor que só vive um dia
transmite o cheiro de eternidade

(traduzido do holandês, de Katelijne Van Beersel, enviado por Dagelijkse Gedachte)

quinta-feira, 23 de julho de 2009

A PNL, ABORDAGENS

Ainda há muita gente que pensa que a PNL se resume em ter um objectivo, programar a mente e pronto, já está! Possivelmente foi lida muita ficção científica. Como se isso fosse possível! Aliás sempre falei mais em “desprogramar” que “programar” visto que muito possivelmente o grande problema por toda a parte, nos indivíduos, nas organizações e em toda a sociedade actual, são os programas disfuncionais. E a experiência mostra que “desprogramar” também não é tarefa nada fácil.

Costumo dar 5 tópicos que me parece definirem esta metodologia da comunicação connosco e com o outro, que é a Programação NeuroLinguística:


- A PNL é o “estudo da experiência subjectiva”, uma definição que já vem dos autores. É o estudo dos nossos processos internos que levam a estados, sensações, emoções, responsáveis pelo nosso comportamento num determinado contexto. Tem vindo a ser bastante acentuada a importância das crenças no nosso funcionamento. Na minha abordagem falo duma viagem pelas “matrioscas”.
- É um “conjunto de técnicas” que resultam do estudo das estruturas da nossa experiência subjectiva. O estudo das estruturas do funcionamento da mente fornece-nos modelos e ferramentas para agir de acordo com essas estruturas e não contra elas. As ferramentas são sustentadas por pressupostos básicos considerados essenciais para uma comunicação excelente.
- Dá-se ainda muita importância à “modelagem”, o estudo dos elementos essenciais de como as pessoas funcionam para produzir resultados. Considerada como a característica mais essencial da PNL para aprender competências a partir de pessoas excelentes. É baseada na capacidade que todos temos de espelhar interiormente o outro o que torna possível comunicarmo-nos.
- É uma “atitude na vida”. Em maior ou menor grau é dada atenção ao processo contínuo de autoconhecimento, a uma atitude de curiosidade, respeito para com os mais altos valores do ser humano, ecologia, contribuindo para um mundo melhor
- E é sobretudo um processo de “desenvolvimento pessoal”. Com base no autoconhecimento, uma viagem na direcção duma maior congruência interna. Eu chamo-lhe uma viagem “a caminho do cerne e a partir do cerne”. É um alinhamento entre comportamentos, competências, crenças e valores, a experiência individual do ‘ser’ e a vivência do todo que nos engloba. A espiritualidade, a relação do indivíduo com o “campo” que o ultrapassa e a transformação a partir do “campo” é, nos últimos dez anos, talvez o maior objecto de atenção no desenvolvimento da PNL.

Excesso de atenção consagrada ao ‘estudo da experiência subjectiva’ pode levar a teoria desprovida de consequências práticas. Demasiado acento nas ‘ferramentas’ leva à PNL aplicada às vezes com certa falta ecologia. ‘Modelagem’ de competências sem estar em harmonia com valores leva a incongruências. Extrema atenção na ‘atitude’ pode conduzir a exageros de comunicação, culpabilização ou até a espiritualidade sem raízes. Extrema concentração no desenvolvimento pessoal pode levar a ausência de acção e nalguns casos a esoterismos exagerados.

Pretendo nos meus cursos que todos estes pontos venham à tona duma forma equilibrada, embora o ponto de partida seja sempre o processo de autodescoberta do funcionamento, contradições e ciladas da mente. Uma viagem a caminho do cerne para vivenciar e agir, cada vez mais perto do cerne, de forma cada vez mais significativa para a pessoa.

WORDS OF PEACE

Prem Rawat fala no hotel The Fairmont, em San Jose, Califórnia, a 9 de Setembro de 2008 sobre as nossas inúmers ocupações, sobre dscobertas e a verdade das descobertas, sobre criação e destruição, sobre perguntas importantes, sobre Deus e as religiões, sobre céus inventados e céus verdadeiros, sobre a guerra e sobre a paz...

Esta Webcast contém excertos seleccionados desse evento. Duração: 37 minutos.

Maharaji em San Jose (Português)

terça-feira, 21 de julho de 2009

APRENDER, CRESCER E DASAPRENDER,
É UMA AVENTURA ESPIRITUAL.
SE CALHAR É A ÚNICA RAZÃO E O SIGNIFICADO DA CONSTRUÇÃO.
É O LONGO CAMINHO DO "TER" AO "SER".
josé figueira

domingo, 19 de julho de 2009

Uma pequena metáfora

Existe uma história bem engraçada que conta que o diabo e um
amigo estavam passeando quando viram na sua frente, um homem
abaixar-se e pegar algo brilhante do chão. Ele olhou para aquilo
com deleite, colocou-o no bolso e continuou caminhando.
O amigo perguntou:
"O que aquele homem achou que o transformou tanto?"
O diabo respondeu:
"Eu sei, ele encontrou a verdade."
"Por Deus!"- exclamou seu amigo: "Isto deve ser um mau negócio para você!".
"De jeito nenhum"- o diabo respondeu com um sorriso malicioso:
"Vou ajudá-lo a organizá-la, a institucionalizá-la, você vai ver só!"
Não há nada que conduza à verdade. Temos que navegar por
mares sem roteiros para encontrá-la.
Krishnamurti

JIDDU KRISHNAMURTI:

"Tudo o que tenho a dizer-vos é que os deuses, os mestres, os guias, não são absolutamente necessários para atingirdes a libertação."
"O essencial é que vos tornei s livres e fortes e não o podereis fazer se tendes mediadores acima de vós. Não podeis ser livres e fortes se me tomardes para Mestre. Não é isso o que eu quero e sim tornar-vos fortes e livres não pelo êxtase, mas por uam reflexão atenta e deliberada, após uma longa pesquisa. Só esta certeza interior poderá destruir em vós todas as deformações do irreal"


Coletânea Krishnamurti:

http://www.cuidardoser.com.br/coletanea-krishnamurti.htm

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ao Ser Feliz,

Não há como deter ou impedir a luz na sua fonte original,
O sol brilha como ele mesmo,

Naturalmente transporta vida,
Alegria e felecidade,

Continuamente.

Henrique

segunda-feira, 13 de julho de 2009

sábado, 11 de julho de 2009

HOME - O Mundo é a nossa casa

HOME, filme da autoria do realizador francês Yann Arthus-Bertrand, é constituído por paisagens aéreas do mundo inteiro e pretende sensibilizar a opinião pública mundial sobre a necessidade de alterar modos e hábitos de vida a fim de evitar uma catástrofe ecológica planetária.

(Aconselhado por Isabel Nogueira. Obrigado!)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Let's Do It Estonia - legendado em português

Enviado por CARLA AFONSO
(Obrigado Carla. É impressionnte)

Chicken a la Carte

Um filme de Ferdinand Dimadura, vencedor dum festival de curta metragem na Alemanha.
Synopsis:
This film is about the hunger and poverty brought about by Globalization. There are 10,000 people dying everyday due to hunger and malnutrition. This short film shows a forgotten portion of the society. The people who live on the refuse of men to survive. What is inspiring is the hope and spirituality that never left this people.

http://www.cultureunplugged.com/play/1081/Chicken-a-la-Carte

(Enviado por Fernada Zimmermann)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

NOVAS CERTIFICAÇÕES

É com enorme prazer e certo orgulho que posso aqui anunciar que certifiquei mais 12 practitioners (o meu 22º practitioner em Portugal).
E também que ontem entreguei o certificado de presença a 9 masters ( o meu 7º Master-practitioner em Portugal) e que, assim o espero, possam receber ainda em 2009 os seus diplomas oficiais depois de terem efectuado com sucesso os trabalhos necessários para a certificação internacional oficial.

José Figueira (trainer de PNL)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Gladiador - Motivacional

A metáfora da batalha não é a minha, mas está muito bem conseguida!
Compartilho com vocês, afinal fazia tempo que não aparecia por aqui...
Um beijo com carinho,
Fé.