sábado, 31 de outubro de 2009

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM A AJUDA DA BRUXA


1. Concentre-se num problema actual, numa pergunta pertinente que se joga neste momento na sua vida, numa sensação altamente desagradável que o invade, num comportamento obsessivo ou numa crença qualquer limitadora que esteja, no seu entender, a destruir a sua vida.
2. Faça um break, quer dizer, respire fundo ou faça outra coisa qualquer que o distraia da sua preocupação.
3. Pense em todos os livros que leu ou histórias que ouviu sobre bruxas, magos, feiticeiros… Empregue bem o seu tempo agora, reviva, reveja, ouça, sinta. Deixe-se invadir por esse mundo fantástico. Quanto mais acreditar em bruxas, menos controle tem sobre a situação mas mais interessante a experiência se torna!
4. Escolha a sua bruxa favorita (ou mago ou feiticeiro se é uma mulher e se prefere alguém do outro sexo; ou escolha um mago ou feiticeiro se é homem e essa escolha lhe dá mais segurança ou lhe oferece mais perspectivas – o conteúdo em PNL não é importante, trata-se do recurso, da estrutura).
5. Exponha à bruxa o seu problema, pergunta, o problemático da sensação, a convicção limitadora, o comportamento obsessivo,
6. Mantenha-se então em silêncio obedecendo aos 7 factores duma atenção consciente e desperta (não julgar, paciência, abertura, confiança, não-actividade, aceitação e desprendimento). Faça-o durante o tempo que for necessário.
7. Quando começar a sentir a resposta dentro de si, deixe que o seu corpo comece a movimentar-se subtilmente num ritmo correspondente à sensação que a resposta da bruxa provocou dentro de si.
8. Dance então com a bruxa, dance até à exaustão.
9. Faça um teste. Pergunte-se, por exemplo: onde está o problema? Ou investigue se ainda o consegue sentir, manifestar o comportamento obsessivo ou acreditar na crença que pensava que o limitava?
10. Faça o future pace, a ponte para o futuro: certifique-se do que se modificou na sua vida em, pelo menos, 3 contextos diferentes no futuro, situações essas que se tivessem acontecido anteriormente, você teria esperado encontrar o mesmo comportamento, sensação, crença, Verifique que desapareceu mesmo.
11. Se ainda há algo que não sente totalmente como apaziguado e promissor, aproveite então este momento mágico de estar na bruxa, exponha-lhe as objecções, espere a resposta e dance, dance com a bruxa. Não há nada melhor no mundo que dançar com a bruxa.
12. Se o problema está mesmo resolvido, trate de arranjar outro problema o mais depressa possível. É que é muito aprazível este contacto com bruxas!

Autor:
José Figueira
(com o agradecimento às bruxas que têm participado nos meus projectos de modelagem)

1 comentário:

Sonia Tavares disse...

Que leveza maravilhosa...
Me sinto voando.
Grande solução!