quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A TEORIA DAS PARTES

A "teoria das partes" (um dos axiomas básicos da PNL) é explicada na sua essência de forma magistral por Eckhart Tolle:

"O ego nasce através de uma segmentação na psique humana, em que a identidade se divide em duas partes, que podemos designar por «eu» e «eu próprio»... Vivemos com uma imagem mental de nós próprios, uma identidade conceptual com a qual estabelecemos uma relação. A própria vida é conceptualizada e separada de quem somos quando falamos da «minha vida»... Se tal coisa existe, a «minha vida», isso quer dizer que eu e a vida somos duas coisas separadas e, por isso, eu também posso perder a minha vida, o meu tesouro imaginário. A morte torna-se uma realidade aparente e uma ameaça... A noção da «minha vida» é a ilusão original da separação, a génese do ego... "

(encontram este texto nas páginas 108 e 109 de "Um novo mundo, despertar para a essência da vida" de Eckhart Tolle)


Aliás, se querem ler e meditar sobre os princípios básicos da PNL, como por exemplo, "o mapa não é o território", quer dizer, aquilo que imaginamos sobre nós não somos nós, leiam J. Krishnamurti (que, pelo que sei, nunca foi citado nem tem nada a ver formalmente com PNL).

1 comentário:

Sonia Tavares disse...

Obrigado pela dica.
Abraço.