quarta-feira, 31 de março de 2010

DEIXE QUE LHE OFEREÇA UM OVO DE PÁSCOA...


A Técnica de PNL "O Ovo da Páscoa"

Trata-se de uma técnica que emprega os sistemas de representação visual, auditivo digital e cinestésico, só já por isso bastante efectiva devido ao uso conjunto dos diversos sistemas sensoriais.

Antes de fazer um exercício de PNL é muitas vezes aconselhável conhecer primeiro o exercício nas suas grandes linhas. Neste caso, se seguir o meu conselho, faça doutra maneira para atingir resultados ainda mais surpreendentes. Leia então o exercício passo a passo. Leia só o passo seguinte depois de ter efectuado o anterior.

Escolha um lugar sem interrupções exteriores e em que possa sentir-se confortável.



1. Suponhamos que recebe um ovo de Páscoa com um presente escondido. É a prenda que mais desejaria receber neste momento. Imagine a prenda, o que sente, o que se ouve dizer a si-mesmo, o que os outros lhe dizem… Há até quem cheire, prove e ouça um som especial relacionado com a prenda.

2. Pergunte-se: - É esta mesma a prenda que estou precisando neste momento? A que definitivamente me trará tranquilidade e que vai ao encontro daquilo que sinto profundamente como a minha razão de ser?

3. Agora suponha que existe um mago distribuidor de ovos de Páscoa, mas um mago que conhece aquilo que você sente intuitivamente como mais significativo na sua vida. O que é que ele meteria no ovo como prenda para si?

4. Considere: - a visão que você tem sobre si e a visão do mago correspondem uma com a outra? O que pode aprender desta comparação?

5. Se quiser relembre este exercício nos próximos dias cada vez que for confrontado com um ovo de Páscoa. E deixe-se espantar com os presentes, sejam eles quais forem.


As Páscoas repetem-se e renovam-se com significados milenários. E o nosso mago não nos informará sobre onde estaremos na próxima Páscoa.


Uma Páscoa feliz
José Figueira

1 comentário:

Isabel Perry disse...

Muito interessante, este exercício. Eu fiz e resultou.
Um xi, Boa Primavera, José!