terça-feira, 27 de abril de 2010

O controle de peso

Pedem-me regularmente conselhos sobre maneiras de controlar o desejo, por vezes, desenfreado de comida. Mais uma vez aqui vai um texto sobre o assunto. Neste caso um dos principais textos de PNL sobre o assunto

O controlo do peso, de Robert Dilts

O controle de peso é um processo sistêmico que envolve uma série de diferentes fatores. Controlar o peso de uma pessoa envolve estabelecer uma estratégia equilibrada e efetiva para um estilo de vida saudável, incluindo a nutrição, as atividades e o apoio externo. Além de necessitar mecanismos para conseguir um feedback apropriado e criar responsabilidade para as ações da pessoa, a estratégia para um controle de peso efetivo inclui um plano de nutrição, um plano de atividades, apoio do grupo e um conjunto de ferramentas efetivas para fazer as mudanças apropriadas nos hábitos alimentares e em outros comportamentos associados ao peso.

Os Vigilantes do Peso identificaram sete questões chaves associadas aos aspectos comportamentais do controle de peso.
1) Identificar suas metas e expectativas.
2) Aprender a pensar realisticamente.
3) Enfrentar o comer fora de controle.
4) Controlar o comer emocional.
5) Lidar com as situações sociais.
6) Conseguir envolver os outros na sua perda de peso.
7) Lidar com os platôs e as recaídas.

Um segundo grupo de questões comportamentais aparece assim que o indivíduo atinge sua meta de peso e fica tentado em mantê-la como um novo peso "básico". Alguns dos desafios que aparecem durante o período de manutenção incluem:

(para ler o artigo completo, clique: http://www.golfinho.com.br/artigospnl/artigodomes200909.asp )

Sem comentários: