quinta-feira, 15 de abril de 2010

PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

Respondendo a alguém que me perguntou para esclarecer mais sobre "Mindfulness", "ACT" e "Espiritualidade", elementos que introduzo cada vez mais nos meus cursos e que sobretudo pretendo integrar no curso intensivo de Verão de 31 de Julho a 13 de Agosto em Carcavelos:

O lema nos meus cursos foi sempre "a caminho do cerne, a partir do cerne". Nesse sentido integrei desde o início técnicas não oficiais de PNL como a "transformação essencial, contacto com a fonte interior", por exemplo.
Na procura duma vivência do mundo de maior qualidade, concentro-me cada vez mais na tomada de consciência do nosso "piloto automático mental" que comanda a nossa vida e destrói a possibilidade duma vida mais plena, impedindo-nos de viver no aqui e agora.
"Mindfulness", originalmente introduzido na medicina como programa anti-stress por Jon Kabat Zinn, tem como fim ajudar-nos cada vez mais a aceitar o momento presente e vivenciar plenamente o aqui e agora, sem lutas interiores, através de exercícios formais e não formais que têm a sua origem no budismo e no yoga.
Para além disso, determinadas correntes da psicologia cognitiva actual, ACT, colocam o acento principal na tomada de consciência dum velho princípio da PNL - quanto mais lutar contra aquilo que não quer, mais acaba por recebê-lo de presente. Assim a "Acceptance and Commitment Therapy" e "Mindfulness" afiguram-se complementos ideais da Programação NeuroLinguística para realizar os objectivos que pessoalmente acho que vale a pena realizar com a Programação NeuroLinguística, como, por exemplo:
auto-descoberta
sentir maior liberdade interior
um futuro ainda mais atraente
encontrar maior harmonia e calma interior
usar ferramentas para maior satisfação pessoal
transformação evolução espiritualidade
viver plenamente no aqui e agora
ferramentas para comunicar melhor
realizar objectivos de forma mais fácil
um mundo melhor


"Processos Pessoais"
Ao encontro do nosso cerne
Agir cada vez mais a partir do cerne

Sem comentários: