segunda-feira, 21 de junho de 2010

PNL ACTUAL (chamam-lhe de "terceira geração")

Teve lugar, este fim-de-semana, a minha primeira sessão, há já algum tempo anunciada, “PNL, Mindfulness e Espiritualidade”. Uma integração que sentia como adequada, mostrou-se-me na prática, na verdade, uma mais-valia para uma Programação NeuroLinguística como venho dando a alguns anos:
a caminho do cerne, a partir do cerne!
Mindfulness (atenção intencional no aqui e agora) oferece ferramentas para nos libertarmos do piloto automático, como resultado do mapa inconsciente que temos do mundo. PNL nunca foi, no meu entender, claro, tanto PNL na sua forma mais actual no mundo, em que o nível (neuro)lógico da "espiritualidade" ocupa um lugar central.



Obrigado a todos os presentes pelo feedback dado, que me vai ajudar no aperfeiçoamento do programa.


Próxima sessão: 15, 16 e 17 de Outubro. (jose.figueira@pnl-portugal.com)

2 comentários:

M. Lurdes Gameiro disse...

Uma terceira geração que,no meu entender, dá um enorme salto relativamente à anterior!
Para mim fez MUITA diferença - a cereja que compôs com perfeição e requinte, o "bolo" que eu já tinha provado e gostado. Mas, na verdade, com a "cereja" é outra coisa!...
Tivemos o mesmo José Figueira, trabalhando com a sua habitual entrega,responsabilidade, empenho e sabedoria.Sabedoria que faz com que, acima de tudo, sintamos - sem lugar para dúvidas - que o seu trabalho é absolutamente honesto e bem intencionado.
Não esquecerei esta experiência e sinto-me grata por ter podido participar nela. Houve PNL mas muito mais que isso: houve uma "união" com Mindfulness que os Deuses certamente abençoarão.
Parabéns, José Figueira!
E... OBRIGADA!... por nos fazer chegar coisas como esta.

José Figueira disse...

Olá Zé.
Bom dia.
Venho dar-te um meu feedback
Depois da digestão de todo.

Correu muito bem!!!
Gostei muito do programa ser tão intimista, tão virado para dentro.
A forma serena , pacificada e segura com que nos conduziste foi fantástica
A autenticidade que transmitiste, excelente.
Foco mt bom.
Gostei muito, foi muito bom começar juntos.
Espero que tenhas gostado tanto quanto eu...
Pedes melhorar...
Explicar a estrutura do que vamos fazer ao longo do seminário ou workshop.
Fazer uma proposta, mais concreta, de continuedade e integração do programa com a vida no dia a dia das pessoas.
Criar um programa de continuidade adaptado ou não
( exercícios gravados talvez seja boa ideia)
Para mim...mt pessoal e vale só o que vale
Acho que o whorkshop poderia ser mais virado para mindfullness pois isso também poderia ajuda a quêstão de ser mais ciclica e não pontual.
No sentido, não só de adquirir tecnicas ,mas também de as praticar e Reptir
Achei mt importantes os exercícios de Pnl , estarem mais integrados e entrevalados com os exercícios de mindfullness...
No geral:
Este workshop devolveu-me uma sensação de pertença ao aqui e agora fortissima.
Experimentar estar apenas .
Integrando O todo que nos envolve.
Abandonando as máscaras de guerra que nos habitiamos a usar no nosso dia a dia
Sobretudo encontrar o centro.
Uma sensação de paz e pertença indiscritivel.
Uma experiência de encontro
Obrigada.
Um beijo grande, com muito afecto.
Margarida Miranda
MOGADESIGN.CO