segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fim dum practitioner em Aveiro - a caminho do cerne!

Terminei mais um practitioner, ontem, em Aveiro. Uma auto-avaliação:

Acho que o caminho que estou a percorrer em formação oferece, mais do que nunca, as bases para uma atitude cada vez mais significativa de estar na vida, tanto para mim como para os meus cursistas.
Trata-se da nova dimensão, agora ainda mais explicita nos meus cursos: - "atenção intencional consciente no aqui e agora sem julgamentos" ("mindfulness" no quadro da aquisição da "liberdade" * , um caminho para libertação do piloto automático que rege as nossas vidas).
Mindfulness **  fará parte do próximo master de 18 dias (pelo menos, 160 horas, mais os trabalhos de exame) que vai já começar na quinta-feira, com lotação praticamente esgotada.
Para além das técnicas que sempre dei ao nível da identidade, missão e espiritualidade, que fazem parte dos desenvolvimentos mais actuais das últimas gerações da PNL, mindfulness é uma dimensão que certamente será experimentada no practitioner em Lisboa (a partir de 11 de Novembro); assim como nas introduções em Lisboa a 2 e 3; e em Aveiro, a  30 e 31 de Outubro.
É que convidei sempre todas as pessoas que fazem cursos comigo, a exigirem o máximo. Eu próprio proponho-me cada vez mais desafios. Não aquele tipo de desafios de êxito, sucesso, promessas de ter, ter cada vez mais, com mais ou menos fogo de artfício. Não é por aí..., parece-me. O que me parece que procuramos todos, é SER. Procuramos no fim de contas, um paradoxo: SERMOS aquilo que, na verdade, já somos!
jose.figueira@pnl-portugal.com

* Conversations - Freedom is everything & love is all the rest - Richard Bandler, Owen Fitzpatrick
** Full Catastrophe Living - Jon Kabat-Zinn

3 comentários:

Anónimo disse...

Como aprender a meditação utilizada no mindfulness? existem formações cá no norte, para que pessoas que não possuam qualquer licenciatura?

José Figueira disse...

Não conheço nada no Norte.
Mindfulness, tal como é empregue na medicina comportamental, desenvolvida por Jon Kabat-Zinn, e na psicologia cognitiva, tem a sua base na meditação tradicional budista e no yoga. Alguns exercícios foram desenvolvidos a partir de Thich Nhat Hanh.
Certamente encontrará no Norte centros budistas e centros de yoga em que seriamente poderá praticar.
Sobre Mindfulness aconselho a leitura, em português:
"Aonde quer que eu vá", Jon-Kabat Zinn, Sinais de Fogo.
O programa completa da clínica na América está descrita no livro:
"Full Catastrophe Living", Jon-Kabat Zinn, The Bantam Dell Publishing Group.
J.F.

Anónimo disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento. Parabéns pelo excelente blog =)