quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A LEI DO CONTACTO

Este livro de Michael J. Losier, autor de A Lei da Atracção, agora publicado pela Pergaminho, numa tradução que me parece muito cuidada e com uma aparência popular e agradável, apresenta-se como um livro simples de como usar a Programação NeuroLinguística “para criar relações pessoais e profissionais perfeitas”.

Michael Losier deita mãos, como não podia deixar de ser, aos quatro estilos de representação (visual, auditiva, cinestésica e digital) que formam a base duma comunicação empática (o rapport) e dá algumas dicas para a sua utilização por professores e formadores a fim de aumentarem a qualidade do processo de ensino.

Dentro do modelo dos níveis (neuro)lógicos de Dilts, a comunicação é tratada aqui praticamente de forma exclusiva ao nível do comportamento, poderia talvez ser dada mais atenção aos princípios e à ecologia da comunicação, e para quem não conhece PNL, continuará sem conhecer a sua riqueza imensa. O best-seller de Anthony Robbins, O Poder sem Limites, continua, para esse fim, no meu entender, a ser em Portugal um trabalho de maior nível e mais adequado.

De qualquer forma é um livro muito acessível que pode tornar estes primeiros fundamentos conhecidos para um grande público. Pois, na verdade, seria muito bom, penso eu, que estes fundamentos da primeira geração, trazidos para a PNL nos anos 70, por Bandler e Grinder, já fizessem parte do repertório básico de comunicação de qualquer pessoa.

J.F.

Sem comentários: