segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Finalmente em português (Brasil)

Estudando os métodos e ciências afins, com alguns dos mais renomados e maiores especialistas do mundo, posso garantir que o Panorama Social é um dos poucos trabalhos inovadores, consistentes e bem apoiados cientificamente que encontrei no campo da aprendizagem, do desenvolvimento pessoal, da psicoterapia e do coaching nos últimos anos. Especialmente levando em conta a riqueza de conhecimentos que foram integrados nesse modelo e a possibilidade de qualquer pessoa ter acesso a tal repertório de “ferramentas” e métodos, sem qualquer mistificação ou promoção de magos, mágicos ou salvadores da humanidade. Como costumo dizer, para algo me comover assim, primeiramente deve produzir em mim, resultados mensuráveis, rápidos e duradouros; tudo isso de forma muito simples e elegante. Ou seja, buscando soluções para minha vida pessoal, eu sempre me coloco como sujeito dos métodos que estudo antes afirmar qualquer coisa.


Este entusiasmo ao escrever esta apresentação também se deve ao fato de acreditar que o Panorama Social possa ser o recurso que faltava para compreender a experiência espiritual de uma forma mais prática e vigorosa, além de vivenciá-la no quotidiano. Isto é, creio que o Panorama Social possa ser uma das peças do quebra-cabeças ainda escondida, trazendo à consciência do explorador do assunto, uma forma de reconhecer, compreender e vivenciar a vida interior de forma simples.

Talvez pelo meu cepticismo ou pela minha ‘cegueira’ espiritual, preciso de experiências muito concretas daquilo que chamo de espiritualidade. Nesse sentido, compartilho da opinião de outro de meus mais queridos mestres, Ruy Cézar do Espírito Santo, quando afirma que o despertar da espiritualidade deve ser reconhecido já na segunda-feira de manhã cedo... Quando acordamos de bom humor para viver uma nova semana ainda sustentando a convicção de que qualquer adversidade vindoura não pode mais obscurecer nossa ‘visão’ de longo prazo ou do sonho realizado.

Campinas, Setembro de 2010
Walther Hermann Kerth

Sem comentários: