quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Resolução de problemas com a ajuda do Pai Natal

Uma técnica de PNL para ajuda na resolução de qualquer problema com a ajuda de recursos espirituais, neste caso, aproveitando a estadia do Pai Natal

1. Pense num problema, numa questão que o(a) apoquenta, uma decisão que o(a) incomoda, um traço de carácter não funcional, e como isso o(a) está prejudicando para a realização, com sucesso, de objectivos para o próximo ano.
2. Classifique a sensação desagradável com a ajuda de uma escala de 1 a 10.
3. Escolha um lugar sossegado em que sabe que não será incomodado(a).
4. Agora, recorde na sua mente um lugar, algures, digno de um encontro com o Pai Natal.
5. Visualize o Pai Natal. Deixe que Ele desça até si. Faça-se mais pequeno(a) do que é e dê ao Pai Natal uma maior dimensão, mais brilho e, sobretudo, coloque-o numa posição acima de si. Enumere as qualidades que o Pai Natal tem, que você não tem ou que, neste momento, ainda não estão activas. E, só depois disso, exponha-lhe, então, as suas questões. Tome o tempo necessário.
6. Meta-se depois na pele do Pai Natal. Veja com os Seus olhos, ouça com os Seus ouvidos e sinta-se como Ele. Sinta as qualidades do Pai Natal relevantes para o problema que quer resolver.
7. Totalmente associado(a) com o Pai Natal, responda ao seu problema actual como se fosse Ele, dê sugestões para a questão que o(a) apoquenta e dicas para a construção do 2011.
8. Peça em seguida ao Pai Natal que lhe ofereça, como presente, um símbolo, uma âncora que será tanto mais poderosa quanto mais ela abranja todos os sentidos (pelo menos, o visual, o auditivo e o cinestésico) – é uma âncora que engloba os recursos de que precisa e que pode ser uma imagem, um som, uma sensação, um cheiro, um paladar, uma palavra, ou o símbolo pode incorporar tudo isto.
9. Aprecie agora a qualidade dos pensamentos do Pai Natal, considere as sugestões e os novos recursos actualizados na âncora e veja-se, ouça e sinta-se aplicando as sugestões do Pai Natal.
10. Dê atenção à sensação que tem e classifique a sensação numa escala de 1 a 10. O que é que se modificou? Tire as suas próprias conclusões.
11. Veja-se, agora, em 2011, realizando o seu futuro. Certifique-se de que possui as condições necessárias que o(a) vão inspirar na realização dum novo ano, pleno de novos significados. Vá a, pelo menos, três contextos diferentes no futuro. Certifique-se que tem agora estes novos recursos à sua disposição e que o que vê, neste filme do seu futuro, está mesmo em ordem.
12. Se ainda não estiver totalmente satisfeito(a), exponha as suas novas questões ao Pai Natal. Volte pois ao ponto 5, tantas vezes quantas forem necessárias até estar seguro(a) de que possui os recursos de que precisa. Se necessário, peça-Lhe para adaptar o símbolo aos novos recursos. Este símbolo é a sua âncora para 2011.
13. Agradeça e despeça-se, respeitosamente, do Pai Natal.

Técnica: José Figueira (Master practitioner, trainer de PNL, terapeuta e consultor do Panorama Social)
Publicado no Natal de 2006 e 2008 em http://www.pnl-portugal.blogspot.com/
(versão actualizada)

Sem comentários: