quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Como sentir mais calma dentro de nós?

O que nos está a impedir vivenciar uma sensação de tranquilidade interior perante uma situação, seja ela qual for?
Qualquer sensação perante uma situação é o resultado de toda a nossa história pessoal. As sensações podem ser aumentadas pelo diálogo interno que é sempre analítico, interpretativo, comparador, justificativo, julgador. O controlo directo das sensações e do diálogo interno parece, na prática, ser impossível.

Em PNL pretende lidar-se de forma airosa com as sensações através da manipulação das sub modalidades (cor, tamanho, distância, movimento, som, temperatura, etc.) das representações mentais (imagens, sons, sensações, palavras). Qualquer técnica de PNL, desde as mais simples às mais sofisticadas, vai produzir uma transformação nas sub modalidades e daí uma transformação na sensação, na vivência da situação.

Hoje um pequeno exercício vindo de outra área (mindfulness), para as pessoas de preferência auditiva, com o fim de criar uma sensação maior de tranquilidade no aqui e agora. É uma tentativa de corte no fluxo da história pessoal, parar a torrente avassaladora do diálogo interno, e criar flexibilidade e abertura para as coisas como elas são:

1. Ponha uma música calma no leitor de DVD´s ou MP3 e foque-se exclusivamente nos sons, na vibração de cada nota, nas sensações que são produzidas no corpo. Só isso.
2. Vai notar que a mente tende a distrair-se, agradeça o pensamento com todo o respeito e volte a focar-se nos sons.
3. Pode sentir dor no seu corpo ou outra qualquer sensação, reconheça a dor sem julgamentos e volte à música que está ouvindo.
4. Aconteça o que acontecer, tome nota do acontecido, agradeça e volte aos sons e ao efeito em todo o seu corpo.

1 comentário:

Isabel Perry disse...

Obrigada José. Por acaso uso esta técnica há muitos anos, intuitivamente. A Música CERTA faz-me "mudar de vibração", completamente!
Um beijinho...
(eu chamo-lhe musicoterapia)