A Guilda de PNL é uma Guilda profissional de trainers de PNL que trabalham assiduamente tendo como ambição a mestria.
É unicamente destinada a trainers de PNL formados pelo NTI-NLP, o Instituto Holandês de PNL (em Portugal: PNL-Portugal, José Figueira). Só os trainers certificados estão autorizados a usar o logo do NTI-NLP, como associados a este instituto.
Unicamente os membros da Guilda, estão autorizados a usar o logo da Guilda, os quais possuem um certificado anual. Este certificado é anual, na medida em que é exigida, anualmente, a assinatura de um código ético e a obediência aos princípios de desenvolvimento permanente, inovação, profissionalismo, honestidade e ecologia.
(Tanto o NTI-NLP, como PNL-Portugal de José Figueira, são Institutos Internacionais autorizados pela NVNLP, a Associação Holandesa de PNL, a formarem practitioners, masters e trainers . O NTI-NLP é membro do HNLP, Humanistic Neuro-Linguistic Psychology.
O NTI-NLP, José Figueira e todos os membros da Guilda, esforçam-se, no seu dia-a-dia, para integrarem nas suas vidas, os seguintes pressupostos básicos da PNL:
1. Respeite o modelo do mundo de cada um
2. O significado da comunicação é a resposta que se obtém
3. Corpo e mente influenciam-se um ao outro
4. O mapa não é o território (as palavras que empregamos não são os acontecimentos ou assuntos que representam)
5. A informação mais importante sobre alguém é o seu comportamento
6. O comportamento é transformável e o comportamento actual é a melhor escolha que se tem no momento
7. O comportamento de alguém não é a pessoa (aceite a pessoa, transforme o comportamento)
8. As pessoas têm todos os recursos de que necessitam para ter “sucesso” (não há pessoas sem recursos, há pessoas que não empregam os seus recursos)
9. Sou o dono da minha mente e portanto dos meus resultados
10. A parte do “sistema” (a pessoa, a organização, por exemplo) com o comportamento mais flexível, dominará o “sistema”
11. Errar não existe, só existe feedback
12. Resistência num "cliente" (interlocutor) é sinal de falta de rapport . Não há clientes de má vontade, há sim comunicadores inflexíveis
13. Todos os procedimentos devem ter como fim aumentar as possibilidades de escolha
14. Todo o comportamento e toda a transformação devem ser avaliados em termos de contexto e ecologia
15. Tudo tende novamente para a união e para que se torne uma totalidade em nós
16. "É assim, as coisas são como são"
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