terça-feira, 22 de março de 2011

PNL, algumas definições

A PNL tem como fim aprender como se pode pensar e agir de forma mais efectiva de modo a melhorar a comunicação connosco e com o outro, olhando com novos olhos para as nossas experiências de modo a aumentar os resultados pessoais, reconhecendo os impedimentos e ganhos nos comportamentos antigos e encontrando novas formas para realizar os nossos objectivos pessoais.

A Programação NeuroLinguística (PNL) é um modelo sobre comportamento e conjunto de competências e técnicas específicas, fundado por Richard Bandler e John Grinder em 1976. Definido como o estudo da experiência subjectiva, a PNL estuda os padrões ou “programação” criada durante a interacção entre a mente (“neuro”), a linguagem e o corpo.
Robert Dilts

É o processo de criação de modelos de excelência. A modelagem é a actividade complexa de captura, na forma de um código de aprendizagem transferível, das diferenças que fazem a diferença entre uma pessoa ou grupo excelente e um médio.
John Grinder

Definida como estudo da estrutura da experiência subjectiva e o que se pode fazer a partir disso, a PNL assenta no pressuposto de que todo o comportamento tem uma estrutura.
Richard Bandler


Publicado na REVISTA MENSAL, 04-2011, Abril

Sem comentários: