quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PNL e a Crise

Sobretudo em tempos de crise, as pessoas querem sair dela. “Crise” é, segundo a PNL um “nominalismo”, uma palavra abstracta que todos julgam entender e a que cada um dá o seu próprio significado.
“Crise” refere-se agora, em grandes linhas, a aspectos económicos e financeiros. Precisamos de novo alento, ferramentas para sucesso, êxito e algibeira cheia! Sucesso e Poder tornam-se palavras mágicas. E não só isso. Poder interior, mesmo recorrendo às variáveis abstracções metafísicas trazidas por gurus que se passeiam pelo mundo, também é bem-vindo. Tudo vale para aliviar a dor. A “crise” é geral e profunda.

O que é que a PNL nos pode oferecer?

Para além de autoconhecimento das estruturas da mente e do funcionamento pessoal, a Programação NeuroLinguística oferece-nos, baseando-se nesse conhecimento, ferramentas que podem ajudar na realização de objectivos pessoais desde que:

-se percebam as subtilidades dos seus princípios e aplicação;
- e os objectivos sejam congruentes connosco e ecológicos.

Estes aspectos, sobretudo a compreensão profunda da congruência pessoal do objectivo e da ecologia de todo o sistema pessoal, familiar, e o resto do mundo à volta, fazem a grande diferença. Uma compreensão profunda destes processos tira a PNL de um aparente comercialismo e da superficialidade de possíveis promessas de sucesso fácil.

Uma PNL realista, como nós a empregamos, tem todos os ingredientes normalmente a ela atribuídos, obedece às normas quantitativas e qualitativas da maioria das Associações mundiais e, sobretudo, concentra-se na “crise” interior. A satisfação interior, a busca aprofundada de significados, a paz, são os elementos nos quais qualquer ferramenta, parece-nos, deve assentar. Respeito, qualidade, integridade e honestidade são, entre outros, os pilares de qualquer ferramenta ecológica para transformação e crescimento pessoal e serviço ao mundo.

É esse o nosso empenho.

J.F.

Sem comentários: