quarta-feira, 30 de novembro de 2011

REVISTA PNL-PORTUGAL (DEZEMBRO): Sobre O Panorama Social

PNL-Portugal (José Figueira)
Associado ao Instituto Holandês NTI NLP (ligado ao International Network for Humanistic Neuro-Linguistic Psychology), obedece aos critérios da ABNLP
Membro da Guilda Holandesa e Portuguesa de trainers de PNL
Autorizado pela Associação Holandesa de PNL a credenciar Practitioners, Masters e Trainers
Ligado ao Panorama Social (International Laboratory for Mental Space Research)
Alumni da Universidade de Amesterdão, secção, ciências sociais, ciência da mudança, "andragologia"

REVISTA MENSAL 12-2011, Dezembro

TEMA DO MÊS: O PANORAMA SOCIAL

Apresentamos desta vez um instrumento, o Panorama Social, que nos permite diretamente ajudar a transformar o mapa inconsciente das pessoas sobre os seus aspetos relacionais (consigo e com o mundo), através de “deslocações” dos ficheiros de informação sobre si e sobre os outros. Qualquer deslocação influencia inevitavelmente o significado do conteúdo do ficheiro.
Central está a ideia de que construímos o nosso lugar no mundo de forma inconsciente e daí continuarmos a ser quem nós somos, mesmo que queiramos ser diferentes e fazer diferente. No Panorama Social tomamos, em primeiro lugar, consciência dessas localizações mentais para, a partir daí, encontrarmos localizações mais adequadas.
Isso é possível porque concebemos as nossas relações sociais como construções cognitivas num espaço mental onde colocamos os outros numa determinada localização. Este posicionamento é determinante para a qualidade das nossas relações. Enquanto não modificarmos o nosso “lugar” e o “lugar” dos outros no nosso panorama mental, continuaremos a sentir e agir da mesma maneira, de forma automática.


O que é o Panorama Social?

É uma espécie de geografia da mente povoada de construções mentais que formam a maneira como filtramos a realidade social. O “Eu” ocupa o centro e todas as nossas relações com o mundo estão diretamente dependentes da nossa localização (mental) em relação aos outros. Estes “Outros” podem ser indivíduos, grupos, animais, espíritos, organizações, países, metáforas…
Ao espaço mental onde representamos o mundo, chamamos o “panorama social”. Aos diversos ficheiros de informação sobre nós e os outros, damos o nome de “personificações”.
A nossa compreensão do mundo, o nosso estado emocional e os nossos produtos mentais e físicos, são o resultado direto das perspetivas mentais definidas essencialmente em termos de localizações, distâncias, tamanhos e direção do olhar. (http://www.youtube.com/watch?v=TBH0gJ8xZRk).


Relação Panorama Social e PNL

Trata-se de moderna PNL, ao mais alto nível, em pleno crescimento teórico e prático. O modelo baseia-se nos mesmos princípios em que todo o edifício da Programação NeuroLinguística assenta: - criamos uma representação do mundo com base em filtros que são o resultado da nossa história pessoal e é essa representação que vai determinar os nossos estados e reações ao mundo. A transformação ocorre a partir da transformação de submodalidades sensoriais (localização, cor, tamanho, distância…) e recursos (confiança, paz, afeto, coragem, humor, energia…). São empregues todas as técnicas da PNL, muitas vezes elas mesmas modeladas, quer dizer, usadas ainda de forma mais simples e eficiente.


Para que serve o Panorama Social?

O Panorama Social http://www.socialpanorama.com/international/), apoiando-se fortemente na psicologia social e cognitiva, é usado como instrumento de diagnóstico psíquico e social e é empregue no tratamento pessoal e relações sociais onde se manifestam temas como amor, ódio, desigualdade, poder, identificação, ciúme, luta, etc.
Abordam-se as relações, não só as relações com os outros, mas essencialmente, e como ponto de partida, as relações connosco, a sensação que temos de nós e a nossa auto imagem. Tratam-se as relações com os outros, tanto individualmente como com grupos, teambuilding, relações dentro da organização e processos de negociação e dinâmica de grupos. Um importante tema são as relações de autoridade, poder e submissão. Sempre excitante, e às vezes picante, é a exploração das relações amorosas na nossa mente. Como as relações familiares são o pilar onde assenta a nossa personalidade, trabalha-se então com a relação do panorama de infância com a nossa personalidade atual; neste campo, o Panorama Social já é considerado, por vezes, como alternativa e complemento das constelações familiares. Também é tratada a relação do individuo com o mundo espiritual e entes falecidos.


O autor, Dr.Lucas Derks

Lucas Derks, é psicólogo social de origem holandesa, trainer de PNL, artista plástico, montanhista, investigador e autor.
Está ativamente ocupado com a PNL desde 1983. A partir de 1993, com base na hipnoterapia e PNL, cria o "Panorama Social", novas formas para analisar e transformar a experiência social subjetiva. Neste momento há já inúmeros especialistas em psicoterapia e coaching reconhecidos como “consultores” do Panorama Social espalhados pelo mundo. Lucas dá cursos na Holanda,
Portugal (a partir de 2006), Bélgica, França, Alemanha, Finlândia, Brasil, Sérvia, Hong Kong, Rússia, Itália, Áustria, Croácia, Polónia, Grécia, Suriname, Hungria, Malta e Nova Zelândia.
O Panorama Social tem cada vez mais adeptos, sobretudo depois da publicação em inglês - “Social Panoramas; Changing the Unconscious Landscape with NLP and Psychotherapy “, Crown House Publishing. O livro, em Português do Brasil, de difícil aquisição em Portugal, foi traduzido com o título: “Panorama Social, dinâmica interior dos relacionamentos humanos”, IDPH ,Editora e Livraria Lda, Campinas, S. Paulo.


O ILMSR

Muitos pnlianos em todo o mundo têm vindo a contribuir para o desenvolvimento deste modelo. O trabalho científico de investigação tem sido apoiado, de forma mais sistemática, pelo “International Laboratory for Mental Space Research”, fundado em 2003 (http://www.mentalspaceresearch.com).
Os principais investigadores, ao lado de Lucas Derks, são: Wolfgang Walker, psicólogo clínico que aplica em Berlim o Panorama Social com utentes da psiquiatria e Walter Otto Oetsch, professor de economia e história da cultura na Johannes Kepler University of Linz na Áustria, impulsionador do emprego do Panorama Social na política.
O fim é juntar as recentes descobertas da linguística cognitiva, prática psicoterapêutica e estudos da história da cultura, com vistas a fundamentar, desenvolver teoricamente e inovar, o modelo de intervenção com o Panorama Social nos processos pessoais de transformação e desenvolvimento, na psicoterapia e em processos socioculturais (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rop-L5WIIhk).


A quem se destina

O curso para “consultores” está automaticamente aberto para todas as pessoas na posse minimal de um certificado oficial como practitioner em PNL. Também é acessível a pessoas com formação tal como psicologia clínica ou social, psicoterapia, hipnoterapia, coaching, mediadores, ou pessoas ativas na política. No caso de dúvida, é entrar em contacto. Claro que o curso pode ser frequentado no quadro de auto conhecimento e desenvolvimento pessoal desde que se possuam os conhecimentos básicos de PNL equivalentes ao nível de practitioner. Psicólogos, (hipno)terapeutas, psicoterapeutas, mediadores, etc, que não possuam conhecimentos de PNL, são aconselhados a seguirem, pelo menos, um curso de iniciação à PNL e a lerem introduções sobre o assunto.


O programa para “consultores”

É um curso de cinco dias, misto de teoria, terapia individual, trabalho de coaching e aplicação em teams, em que são abordados todos os temas do Panorama Social: a melhoria de toda a espécie de relações, entre as quais as relações íntimas, terapia de luto, mediação de conflitos e experiência subjetiva no exerço de poder político; dominância e repressão; o conceito de si e a auto imagem, identificação, crenças sociais, entidades espirituais; problemas de personalidade, raízes familiares, sexualidade, etc.
Como construímos o lugar que ocupamos na realidade social e como o podemos reconstruir? – é a pergunta.
A certificação como “consulente” só é concedida pelo Dr. Lucas Derks, após aprovação de um relatório completo sobre uma intervenção em que é usada a técnica completa do Panorama Familiar.


O 4º Curso para consultores em Portugal
Pela 4ª vez teremos o privilégio de ter o Dr. Lucas Derks em Portugal, um dos grandes nomes da PNL no mundo. Todos os que já frequentaram os cursos anteriores, ainda têm na memória o seu humor, sensibilidade, aprofundado conhecimento da PNL e das ciências que a sustentam, os seus fundamentos teóricos e científicos, a sua criatividade, os “cartoons” artísticos empregues na sua exposição do assunto e a genialidade, fruto de anos de investigação e experiência, manifesta nas demonstrações das diversas técnicas.

O curso de 5 dias, para consultores do Panorama Social, terá lugar em Carcavelos, de 21 a 25 de Março.


Outros programas

Programas de PNL, com José Figueira
Iniciação à PNL - 28 e 29 de Janeiro
Practitioner - em 16 dias, 4 blocos (das 09.00 às 19.00 horas, fora os trabalhos extra), a partir de Janeiro
Master Practitioner - em 21 dias, a partir de Janeiro de 2012
Consultas individuais

 
 
INFORMAÇÃO E INSCRIÇÕES
descobrir.pnl@gmail.com, 965542777 / 918541233







José Figueira

- Formação em drama, pedagogia do teatro e encenação, pela Escola de Altos Estudos de Teatro de Amesterdão
- Licenciatura em Ciências Sociais e Humanas (Andragogia), com psicologia, sociologia e filosofia como disciplinas complementares, pela Universidade de Amesterdão
- Masterpractitioner e Trainer certificado pelo NTI NLP, centro holandês  associado ao International Network for Humanistic Neuro-Linguistic Psychology
- Social Panorama Consultant, representante do "Social Panorama" em Portugal (International Laboratory for Mental Space Research)
- Investigador nos campos da PNL e Mindfulness
- Trabalhou mais de 10 anos em coaching, formação e reintegração social, a cargo da C.M. de Amesterdão, do Serviço Social e do Ministério do Trabalho na Holanda
- Foi director de uma Escola Técnica de Ofícios e Formação para reintegração social na Holanda (ROC, Amsterdam)
- Dá cursos associado ao NTI NLP, em Limmen, Holanda
- Membro da Guilda Holandesa de trainers, assina o código ético da Guilda e compromete-se com a Guilda, com formação profissional permanente
- Membro da Associação Holandesa de PNL (NVNLP reconhecida pela EANLP). José Figueira é reconhecido individulmente como trainer e como Instituto habilitado a formar practitioners, masters e trainers.
Membro do circulo Alumni da Universidade de Amesterdão

2 comentários:

Pacman disse...

Viva el PNL!!

Anónimo disse...

Pensamentos repetidos ainda continuam a ser pensamentos repetidos e parecem ganhar a tal compreensão desejada.