terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Coaching, terapia e auto-ajuda

Realizou-se ontem no Estoril a primeira tertúlia dedicada a assuntos de PNL e similares. Desta vez só para Practitioners e Masterspractitioners.
O assunto: O Nano Tech Power Deck, um jogo de cartas usado em todo o mundo e que combina oráculos com técnicas de Programação NeuroLinguística para a realização de objetivos, resolução de problemas e ativação de recursos.

Embora não possua as características de um coach ou terapeuta (aspeto relacional, comunicação verbal e não verbal e capacidade para lidar com complexidade), o jogo possui algumas vantagens inestimáveis. É barato, está sempre disponível e acompanha-nos pela vida, usa 32 técnicas de PNL sem atender aos caprichos e gostos do terapeuta, é variado (2.147.720 combinações possíveis), rápido (de 5 minutos a 3/4 de hora), pode ser jogado só ou acompanhado, menos ameaçador que uma consulta, tem uma estrutura que permite total concentração no assunto em questão, surpreende e, para além de poder ser empregue numa sessão profissional, é uma maneira agradável para ajudar um amigo, colega ou familiar sem se meter a jogar o papel de terapeuta.

No final os participantes estavam rendidos: divertido mas profundo, agradável, surpresas, insights, não aborrece, engraçado, problema resolvido, consequente…
Todos quiseram levar consigo o seu próprio baralho.

Sem comentários: