domingo, 20 de maio de 2012

Empresa feliz?

Sr. Dr. José Figueira
… procuro ancoras que pudessem ser usadas em ambiente empresarial para aumentar a eficiência numa mudança organizacional. Deparei-me apenas com as âncoras mais simples, visuais (posters, standups, etc.), auditivas (o som de um grito de guerra) e algumas cinestésicas (painéis no chão, obrigando as pessoas a passear por cima deles) … 

Sr. H.
Sobre âncoras na empresa (e não só), duas coisas importantes:
1. É preciso ter muito cuidado com as âncoras negativas, elas ficam facilmente instaladas sem a gente se dar conta.
2. Mesmo as âncoras positivas, é muito conveniente reforçá-las e evitar qualquer aspeto negativo na sua presença, o que facilmente as neutralizaria.

De resto haverá certamente já âncoras por todo o lado na empresa: as palavras que geralmente são empregues, as próprias pessoas são âncoras umas para as outras, as cadeiras, a sala do diretor, o local de reuniões, a porta de entrada da empresa... tudo isso já está mais que ancorado… um aperto de mão, um olhar. A pergunta é sempre:  - que espécie de âncoras são, quer dizer, que estados estão já a produzir nas pessoas sem que elas tenham consciência disso?

Uma pergunta que me parece interessante: precisamos de âncoras para criar uma sensação, estado, um ambiente? Ou se criarmos um bom ambiente e ajudarmos os colaboradores da empresa a sentirem-se bem, não ficamos automaticamente rodeados de âncoras favorecedoras do bem-estar e automaticamente haverá um aumento da produção?
São coisas interessantes para pensar.

J.F.

Sem comentários: