domingo, 20 de maio de 2012

PNL e espiritualidade

Boa tarde José Figueira,
… Se tivesse de dizer a alguém que está indeciso em tirar o curso inicial de PNL (Pratitioner), o que lhe diria?
… Mas a PNL e a parte espiritual estão a causar-me dúvidas. Sei que se complementam mas no meu caso parece que uma está a anular a outra...
P.

Bom dia P.
Não tenho a mínima ideia onde adquiriu conhecimentos de PNL.
Mas acho que tem toda a razão em questionar-se. Não se trata só de um grande investimento financeiro, intelectual e emocional. A popularização da PNL pode trazer com ela versões menos éticas.

Não sei onde residem as suas dúvidas, se no campo ético, se no metafísico.
Aconselho-o a ler os nossos princípios éticos em: http://pnl-portugal.com/sobre-pnl-portugal/codigo-etico/
O que posso garantir é que nos meus cursos é dada toda a atenção ao que chamamos “ecologia”, o que exige um alto grau de respeito por nós próprios e pelo outro.

Os processos de autodescoberta e desenvolvimento pessoal estão centrais e concentramo-nos muito nos aspetos que formam a metade de cima dos níveis neurológicos de comunicação: os valores e convicções, a identidade e a missão. Fazêmo-lo sempre mantendo a ligação da subjetividade com a mente racional e a aplicação prática.

De resto, qualquer corrente espiritual ou religiosa é tratada com todo o respeito e no fim de tudo, o que pretendo pessoalmente é, na medida que me é possível, ajudar as pessoas a realizarem o que sentem como sendo o seu propósito e, na medida das nossas possibilidades, podermos contribuir para um mundo melhor.

Tudo isto pode confirmar nos meus textos no site, blogue e facebook e ouvir das pessoas que há 11 anos frequentam os meus cursos...
J.F.

Sem comentários: