sábado, 21 de julho de 2012

Meta ESPERTA


Características que toda a meta deve ter para que seja produtiva (um de diversos modelos): 

ESPERTA... Precisa especificar exatamente o que quer no tempo presente, em uma linguagem que use imagens, sons e sensações, para ativar padrões neurológicos que gerem novos resultados. A meta precisa ser iniciada por si e depender de somente de si.
O que quer? Em que contextos? Onde? Quando? Com quem?
O que, especificamente, vai ser? Sentir? Ouvir? Fazer?
  
SISTÉMICA... Deve considerar o efeito que a realização da meta terá a nível sistémico, isto é, como se vai combinar com as outras metas, como vai afetar outras áreas da sua vida, a família, o ambiente de trabalho, etc.
Como é que a realização da meta vai afetar a sua vida? O que vai ganhar? Perder? É congruente com seus valores?

POSITIVA... A meta precisa ser elaborada em termos positivos. Uma meta negativa, do tipo "Eu não quero comer demais", cria uma representação mental desse comportamento. Também se inclui nesta categoria: "Eu quero parar de...", "Eu quero viver sem...".
A minha meta gera imagens daquilo que eu quero em vez daquilo que não quero?

EVIDÊNCIA... Precisa ter uma evidência de que conseguiu a sua meta e precisa ter "feedback" durante o processo para se auto corrigir.
Como vou saber que estou a conseguir aproximar-me da minha meta? Que evidência vou usar?

RECURSOS... Precisa identificar que recursos já tem e que recursos precisa para percorrer o caminho do estado atual ao estado desejado.
Que capacidades e recursos já tenho para me ajudar a conseguir a alcançar a minha meta? Que outros mais preciso?

TAMANHO... A meta precisa ser trabalhada em tamanho adequado. Uma meta grande demais precisa ser dividida em áreas a serem trabalhadas separadamente.
 O que me impede de alcançar o objetivo? Que efeito positivo a realização desta meta vai gerar na minha vida?
  
ALTERNATIVAS... A meta precisa ter opções no plano de ação. Uma opção é limitada, duas cria um dilema e três permite escolha.
Qual é o seu plano de ação? Como vai lidar com dificuldades ou desafios?

Sem comentários: