terça-feira, 24 de julho de 2012

O "autocarro"


Temos já todos os recursos dentro de nós para realizar aquilo que nós mesmos consideramos como o sucesso pessoal. E está sempre dentro de nós o que dá significado à nossa vida. Só nós podemos aceder a esses recursos e só nós podemos aceder ao nosso próprio significado de vida.

Embora vivamos no mundo e vivamos para usufruir das coisas do mundo e usá-las para a nossa realização, não são essas coisas que preencherão finalmente o nosso significado.
E os outros podem ajudar-nos claro, mas não são eles que irão realizar o nosso significado nem são eles que vão utilizar os recursos de que nós mesmos precisamos. Quando muito, podem ajudar-nos a aceder aos nossos recursos. Mas somos nós que fazemos o trabalho.

Cada um de nós é o responsável pela condução do seu próprio autocarro da vida. Encontra-se de tudo pelo caminho e a gente distrai-se. O processo natural parece ser mesmo esse: a gente distrair-se pelo caminho e julgar que o caminho é o lugar do destino! E muitas vezes deixamos que outros nos conduzam para os seus destinos.

PNL é um projeto de vida, não é algo que se consiga num curso. É o processo contínuo de tomada de auto responsabilização pela sua própria vida. Realizar o seu próprio propósito e não o dos outros, seja ele um ente querido, seja um desconhecido. E não é fácil.
Nesse sentido, tudo nos pode ajudar, seja um curso de PNL ou outra coisa qualquer, uma palavra amiga, uma situação desconhecida, algo que nos dá prazer, algo que nos causa imensa dor...

Só há uma primeira condição para se ter sucesso na realização do grande objetivo da nossa vida, e essa é a condição menos fácil de manter, sem essa todas as outras condições não terão lugar: é estar alerta!

Sem comentários: