sábado, 28 de julho de 2012

PNL, coaching e certificações

Chega-me diversas vezes a pergunta:
- Com o vosso curso de PNL posso ser coach?
Já abordei este tema diversas vezes. Até escrevi um número da minha revista online sobre isso (http://pnl-portugal.com/revista/pnl-coaching-outubro-2011/)


Aqui, mais uma resposta a essa pergunta:

Bom dia P.
Para a sua pergunta não se encontra facilmente uma resposta indiscutível.
Aqui vão alguns pontos que me parecem relevantes:
- A verdade é que qualquer pessoa se pode intitular “coach” ou “terapeuta”. São conceitos livres;
- Psicólogo, psicoterapeuta, sociólogo, médico, advogado, etc.... são palavras registadas cujo emprego, esse sim, é protegido por lei;
- Há diversos grupos de pessoas, organizações e associações de coaching, cada uma com os seus pontos de vista e critérios, que reconhecem determinados cursos associados a essas organizações. Há muitas delas pelo mundo e vão aparecendo regularmente novas todos os dias;
- Como interessado(a), terá você mesmo de se informar da credibilidade desses clubes nacionais e internacionais;
- A Programação NeuroLinguística, desde o seu aparecimento nos anos 70, que utiliza coaching e terapia. A PNL começou mesmo por aí. Qualquer pessoa formada em PNL tem (se quiser e praticar) as ferramentas necessárias para exercer coaching e terapia, embora claro possa aprofundar-se nessa área;
- Nos últimos tempos também foi criado algo como “coaching com PNL” que utiliza e desenvolve alguns dos inúmeros elementos da PNL (o coaching desenvolveu-se como disciplina própria);
- Alguma oferta de PNL anuncia-se no mercado, talvez devido à moda, como “PNL com técnicas de coaching”. Ora isso não é nada de novo. Coaching esteve sempre implícito na PNL. Ao apresentar-se assim talvez seja com a intenção de captar pessoas. Se não mencionar a palavra (para muitos já desacreditada) de coaching, pensam que não jogam mais um papel no mercado!
- Um diploma de “coaching”, ou “practitioner, master ou trainer de pnl” não é uma absoluta garantia de qualidade, como um diploma de psicólogo, advogado ou seja do que for também o não é. E se quiser seguir um curso, terá sempre de falar com as pessoas, informar-se e estar muito "alerta";
- Os meus cursos de PNL obedecem aos critérios da maioria das associações internacionais, e são reconhecidos pela Associação Holandesa de PNL. É tudo.Pessoalmente, e como título legal, sou “andragólogo” (pedagogo social, especialista em educação e formação de adultos e ciências de mudança) reconhecido pela Universidade de Amesterdão.
Compreendo que as pessoas gostem de respostas simples, precisas, em termos preto ou branco, mas honestamente não me parece que a resposta a esta questão possa ser dada dessa maneira. E certamente quando se fala de "coaching" com cursos de certificação entre 8 dias e anos de formação! Até mesmo sobre a "minha PNL" e certificações tenho colocado sempre as minhas notas críticas sobre o que se passa com questões legais de credibilidade e autoria! A história da PNL está cheia de marketing, "descomunicação" entre os seus próprios autores, pretensões e ilusões. 

De qualquer forma, espero sim, com os meus conhecimentos atuais do assunto, ter sido o mais objetivo possível na resposta.

1 comentário:

Mário João disse...

Olá a todos,

Excelente reflexão José!
Gostaria de acrescentar uma opinião estritamente pessoal que reflecte aspectos já evidenciados no Blogue e no site PNL-Portugal, que corrobora os textos na óptica do formando, e que solicito seja interpretada, tal com disse, como uma opinião estritamente pessoal.
Os cursos do José Figueira são estruturados com base na PNL, na grande expericência profissional e de vida do José Figueira, e na vontade de ajudar o formando a descobrir alternativas para o seu próprio processo de desenvolvimento pessoal. (Recomendo a leitura do código ético da Guilda de PNL que se encontra no site). O respeito por nós próprios e pelo próximo é a chave para um melhor relacionamento sempre num ambiente bastante gratificante e informal. (Poderia recomendar a quem quer que seja que queira cursar PNL que se prepare emocionalmente para guardar os preconceitos onde possam ser acedidos para desmontagem e reciclagem.)

Encaro pessoalmente o coaching como uma profissão relativamente recente (pois vivemos no mundo da especialização da oferta de mercado onde se compra o que se deseja ou sente falta quando se pode) e que ainda não está regulamentada (e ainda bem, até na perspectiva do mercantilismo que desenforma a nossa sociedade).
A questão da possibilidade de exercer coaching ficaria assim desde logo respondida pela reflexão do José Figueira, mas existem outros condicionalismos, de ordem interna, que ultrapassam as questões externas de "canudo". São questões de natureza ética, moral e emocional que todos nos colocamos e que por vezes são perfeitamente estéreis embora nos condicionem fortemente. A PNL ajuda muito a desmontar esses condicionamentos. Claro que isto pode ser interpretado de inúmeras maneiras, mas a que importa é a nossa interpretação e por isso aqui fica a minha. Socorro-me de um texto de Helena Petrovna Blavatsky, co-fundadora da Sociedade Teosófica, que dá resposta ao "caminhante" que olha para os mestres e que se interroga sobre qual a sua legitimidade para "encaminhar" outros quando ainda sente que tem tanto para aprender. E a resposta é simples: todos estamos em diferentes níveis de aprendizagem e todos temos legitimidade para ajudar outros a aprender. Ora, em coaching passa-se o mesmo e isso acontecia naturalmente até alguém ter a ideia de ganhar dinheiro a ajudar o próximo no seu processo e de inventar o termo coaching para especificar essa actividade remunerada. (Quero eu dizer que só existe coaching quando há remuneração pelo serviço prestado, pois quando o coach não é remunerado ele não exerce a actividade mesmo que use a sua energia para ajudar o próximo com todas as técnicas de coaching que conheça.)
Claro que PNL e Teosofia são diferentes, embora com muito de comum. A diferença que faz a diferença neste caso é, em minha opinião pessoal, que a Teosofia "encaminha" e a PNL não. Quero eu dizer que a PNL não nos mostra o caminho mas ajuda-nos a descobrir e a avaliar os diversos caminhos possíveis deixando connosco a decisão de qual o caminho a adoptar.
Espero que este feedback possa ter a sua utilidade.
Mário Russo