quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Krishnamurti disse um dia

A nossa mente não tem frescura. A nossa mente já viveu milhares de anos... Somos uma consciência vastíssima; só que nos apropriámos duma parte dela, construímos um muro à sua volta, confinámo-la, e agora dizemos “Isto é a minha individualidade”... essa clausura de arame farpado que, na maioria dos casos, cada um de nós é... estado de consciência que é imenso, vasto, que tem passado por milhares de experiências e que está debaixo da crosta, do fardo, do peso da tradição, do conhecimento acumulado, de toda a espécie de esperança, de medo, de desespero, ansiedade, agonia, avidez, ambição...
Assim, as nossas mentes estão embotadas pelo passado... tantas experiências que conserva todas as cicatrizes, todas as lembranças, todos os movimentos do pensamento, como memória – com essa mente é que vamos ao encontro da vida... e não podemos evidentemente.
... para olhar (uma) flor de maneira nova... temos de ter uma mente nova... – uma mente fresca, inocente, extremamente acordada. De outro modo, não a podemos ver – só vemos as lembranças que projectamos nessa flor... Mas a nossa mente está tão gasta, tão embotada pela sociedade, pelas circunstâncias, pelos nossos medos e desesperos, por todas as desumanidades, pelos insultos e as pressões, que se tornou mecânica, insensível, entorpecida, indolente. E com essa mente queremos compreender: é evidente que não podemos.
Assim, a questão é: Será possível ficarmos livres de tudo isso? ... Será possível estarmos libertos do conhecimento (acumulado)?
...
Assim, a mente que quer compreender o que é verdadeiro, tem de compreender... todo o significado do que é a liberdade. A liberdade não é uma libertação a alcançar em algum mundo celestial, mas sim a liberdade quotidiana, que é estar livre do ciúme, do apego, da competição, da ambição – que significa
MAIS : “Tenho de ser melhor”, “sou isto e tenho de me tornar aquilo”.
Mas quando OBSERVAMOS o que somos, não há então o tornarmo-nos alguma coisa mais, além daquilo que somos; então, há UMA TRANSFORMAÇÃO IMEDIATA DE AQUILO QUE É.
KRISHNAMURTI

Sem comentários: