domingo, 27 de março de 2005

Sobre Emancipação (II)

O seminário "Dançando com os deuses" está a tornar-se dia a dia cada vez mais discutível.
Citando:
“No ritual tradicional a resposta já está prevista enquadrando-se sempre dentro do mapa tradicional das crenças colectivas vigentes.No meu seminário despido de conteúdo mítico tradicional, é o próprio indivíduo que dá vida à sua própria metáfora individual.”

A Ana pergunta-se:
“É possível separar as coisas???”


A pergunta da Ana parece-me pertinente. É o resultado da relação estímulo-resposta mais conhecida como a pergunta “quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?” Noutras palavras: “é o homem o produto dos deuses ou são os deuses o produto do cérebro humano?”
Acho que é impossível pensar fora do contexto social. O meu ‘mapa do mundo’ é a minha interpretação do ‘território’, a cultura vigente.
Por outro lado sou um adepto e exponente da PNL em Portugal precisamente porque um dos quatro pilares básicos da PNL é a FLEXIBILIDADE. E flexibilidade é para mim o oposto da tradição.

Flexibilidade é trabalhar o meu ‘mapa’! Flexibilidade significa neste fim-de-semana empregar a estrutura modelada da magia para criar, modificar e utilizar os nossos deuses, pô-los ao nosso serviço para uma realização pessoal ecológica e contribuição para a melhoria humana e social... Quer dizer, nada mais nada menos do que já acontece em todos os cursos - é trabalhar com o meu ‘mapa’ no sentido do melhorar qualitativamente tanto a mim como ao ‘território’. Neste fim-de semana utilizamos para isso dança, transe, dando vida ao mito, tornando carnal a metáfora cósmica individual existente na nossa mente.

Sem comentários: