quinta-feira, 16 de março de 2006

UM GRANDE DESAFIO MENTAL EM 10 DIAS

O seguinte texto de Tony Robbins foi já publicado neste blogue a 5/11/2004:

O GRANDE DESAFIO
1. Durante os próximos dez dias recuse pertinentemente todos os pensamentos, sensações, questões, palavras, metáforas com uma implicação triste ou negativa.
2. Se se surpreender com um desses pensamentos negativos – o que muito possivelmente acontecerá – faça a si mesmo(a) as perguntas matinais e nocturnas, começando com as perguntas para a resolução de problemas.
3. Cada manhã, ao acordar, responda às perguntas matinais. Antes de adormecer responda às perguntas nocturnas. Isto tem um efeito miraculoso para o(a) ajudar a sentir-se bem.
4. Durante os próximos dez dias concentre-se exclusivamente e de forma total na solução e não nos problemas.
5. Se apesar de tudo acontecerem pensamentos, perguntas, sensações de carácter negativo, não se culpabilize. Transforme-os imediatamente. Se contudo os pensamentos ou sensações negativas se mantiverem, nada perdido, então espere até à manhã seguinte para começar de novo ao seu período de treino mental de dez dias.

A SOLUÇÃO ESTÁ NAS PERGUNTAS

PERGUNTAS MATINAIS
1. Sobre que coisas da minha vida me sinto feliz? E o que exactamente me faz sentir feliz? Que sensação me dá?
2. Sobre que aspectos da minha vida estou neste momento entusiasmado(a)? E o que precisamente me entusiasma? E o que é que exactamente me excita? Que sensação me dá isso?
3. Do que é que estou neste momento orgulhoso(a) na minha vida? E o que é que exactamente me faz estar orgulhoso(a)? E que espécie de sensação isso me dá?
4. Do que estou agradecido(a)? O que me faz precisamente sentir-me agradecido(a)? E que sensação me dá este agradecimento?
5. O que me faz vivenciar maior prazer na minha vida neste momento? O que é que me faz exactamente criar esse prazer? E que sensação isso me dá?
6. Onde me sinto neste momento mais implicado(a) na minha vida? O que origina exactamente este envolvimento? Que sensação provoca em mim?
7. Do quê e de quem é que eu gosto? Quem gosta de mim? Que sensação me dá isso?

PERGUNTAS NOCTURNAS
1. O que é que eu dei hoje? De que formas fui hoje um doador (uma doadora)?
2. O que aprendi hoje?
3. De que forma contribuiu o dia de hoje para a qualidade da minha vida? Como posso empregar o dia de hoje como um investimento no meu futuro?

PERGUNTAS PARA RESOLVER PROBLEMAS
1. Qual é o aspecto bom, o que é útil neste problema?
2. O que é que ainda não é perfeito?
3. O que estou disposto(a) a fazer para que as coisas se tornem como eu quero?
4. O que é que eu não quero fazer mais para que tudo se torne como eu desejo?
5. Como me posso divertir com o acontecimento enquanto faço o que deve ser feito para que tudo se torne como eu quero?

Notes from a Friend - A Quick and Simple Guide to Taking Charge of Your Life, Anthony Robbins

Sem comentários: