quinta-feira, 27 de abril de 2006

Sobre a Programação NeuroLinguística

O que é afinal a Programação NeuroLinguística (PNL)?

Desenvolveu-se a partir dos anos 70. Os seus fundadores são Richard Bandler, então estudante de matemática e informática e mais tarde de psicologia e John Grinder, professor em linguista. É uma ciência prática de carácter eclético que continua mais do que nunca activamente criando uma renovação a partir de diversas correntes dentro e fora da psicologia.

Diversas disciplinas formaram a base da PNL. Algumas das mais importantes figuras da ciência e terapia a que os fundadores da PNL estão ligados são Fritz Perls (Terapia Gestalte), Virgínia Satir (Terapia Familiar), Milton Ericson (Hipnoterapia), Gregory Bateson (Teoria dos Sistemas), Korzybski (Teoria do Conhecimento e Linguagem), Noam Chomski (Gramática Transformacional).

A PNL estuda o comportamento de pessoas de sucesso em qualquer contexto. É uma busca à procura de receitas de êxito - em PNL chama-se a isso “Modelagem”.

A pergunta é: - O que faz a excelência nas pessoas excelentes em determinada área?

A PNL está desde 1975 até esta data num contínuo desenvolvimento.
É estudada a estrutura e os processos dos nossos padrões mentais, são modeladas e desenvolvidas novas técnicas para transformar os padrões mentais não funcionais; essas técnicas são postas ao alcance de todos nós para podermos criar novas estratégias mentais para o desenvolvimento eficiente e excelente de qualidades, capacidades e habilidades (competências) e para crescer em harmonia connosco e com os outros.

Em Portugal a PNL ainda é pouco conhecida mas há milhares de institutos em todo o mundo e por toda a parte podem ser seguidos cursos básicos (denominados “practitioner” e “master-practitioner”).

O contínuo desenvolvimento da PNL está ligado a institutos como a Universidade Mundial da PNL na Califórnia sob a inspiração de Robert Dilts, American Pacific University, Nlp Comprehensive, Sociaal Panorama, Advanced Neuro Dynamics, etc..

Sem comentários: