quinta-feira, 20 de julho de 2006

SE ACREDITAM EM MIM...

Os alunos ficaram diferentes, conforme a atitude do professor

O Departamento de Física da San Jose State University se orgulhava de ter uma classe de física para calouros tão difícil que, normalmente, 50% dos alunos eram reprovados ou desistiam.
Em certo semestre, um professor decidiu fazer uma experiencia. Na primeira de duas classes idênticas, ele afirmou durante sua preleção de abertura que 50% dos alunos iriam ser reprovados ou desistir. Em sua segunda classe, ele afirmou que a taxa normal de reprovação era de 50%, mas, ao examinar o histórico dos estudantes, ele ficou surpreso em ver que todos nesta classe tinham uma aptidão excepcional em matemática e ciência.
Você pode provavelmente adivinhar os resultados. Na primeira classe, 50% dos alunos desistiram ou foram reprovados. Na segunda classe, todos os alunos passaram com nota C ou superior.
O ponto que interessa nesta história é que as percepções realmente se tornam realidade.
Bill Capodagli e Lynn Jackson

Sem comentários: