sexta-feira, 10 de novembro de 2006

ESPÍRITO, CONSCIÊNCIA E IDENTIDADE

Para aliviarmos o sofrimento que atormenta a condição humana há milhares de anos, é preciso que comecemos a assumir, por nós mesmos, a responsabilidade pelos nossos estados de espírito em qualquer momento.

Pergunte a si próprio AGORA:

- Existe negatividade em mim neste momento?

Depois, fique em estado de alerta, simplesmente atento aos seus pensamentos, às suas emoções. Absolutamente atento a todos os níveis de infelicidade que o assaltam, mesmo os mais subtis, como por exemplo, a insatisfação, o nervosismo, o tédio. Permaneça atento aos pensamentos que parecem justificar esta infelicidade.

Quando a resposta for... "sim, sinto negatividade dentro de mim"... apenas observe. A partir do momento em que nos tornamos conscientes de que existe um "estado negativo" em nós, isso não significa que tenhamos fracassado. Significa que fomos bem sucedidos. A Consciência permite que nos deixemos de identificar com pensamentos, emoções e reacções, o que não deve ser confundido com a negação dos mesmos. O importante é reconhecer que os pensamentos, as emoções ou as reacções existem e, ao serem revelados ao Espírito e à Consciência, deixam automaticamente de se identificar com eles.

A nossa noção de Identidade, altera-se, muda, como que por magia.

Dantes, nós eramos os pensamentos, as emoções, as reacções.
Agora, somos a Consciência, a Presença consciente que observa esses estados. Agora, simplesmente Somos.

Sem comentários: