Da pirâmide de Maslow sobre as necessidades humanas todos já ouvimos falar.
Deixo aqui um texto interessante que encontrei na net sobre a visão do Robbins acerca daquilo que nos faz mover. Tenham todos um ano excelente!
"A grande motivação do ser humano é a busca do prazer e a fuga da dor e do sofrimento. Nós fazemos qualquer coisa para evitar a dor e obtermos prazer.
Além disso, nós, seres humanos, temos algumas necessidades básicas e essenciais. Anthony Robbins, coach, comunicador e escritor americano, identifica seis necessidades humanas essenciais:1ª. - Necessidade de certeza e conforto: estabilidade, segurança. Poder contar com algo que sabemos que vai acontecer: por exemplo receber um determinado salário. Confiar nos outros, ou em alguns outros. Como hoje em dia cada vez menos esta necessidade está satisfeita a um nível permanente, ter esta necessidade satisfeita “dentro” de nós próprios parece ser o único caminho viável.
2ª. - Necessidade de incerteza e variedade: um trabalho repetitivo “mata”; um relacionamento amoroso pobre dá origem a uma enorme dose de insatisfação pessoal. O seu humano precisa de variedade e variação, quebra de rotinas, alteração de esquemas habituais para se sentir estimulado. Precisa do elemento surpresa e criatividade.
3ª. - Necessidade de amor e conexão: precisamos de estar ligados a alguém: a uma pessoa, a um grupo, a um colectivo, a uma equipa, um partido político, um clube, etc. Às vezes, para algumas pessoas isto torna-se tão profundo que é como se sentissem não ter valor ou importância suficiente, por elas próprias.
4ª. - Necessidade de significância e importância: precisamos de nos sentir importantes, de ter o reconhecimento e a valorização dos outros. Na comunicação interpessoal, por exemplo, esta necessidade pode ser suprida no outro com o simples facto de sabermos o seu nome, o que faz ou que cargo tem. A simpatia, a delicadeza e a manutenção do contacto ocular com o outro são algumas das formas mais simples de satisfazermos esta necessidade no outro.
5ª. - Necessidade de crescimento: aprender novas habilidades, adquirir novas competências, novos saberes, para superar barreiras e obstáculos e atingirmos resultados. A nossa satisfação até mesmo espiritual advém da constante expansão das nossas capacidades.
6ª. - Necessidade de contribuição: uma outra forma de se atingir a satisfação espiritual passa por atingir uma situação que nos permite ajudar os outros, melhorar o seu bem-estar.
As quatro primeiras são fundamentais e situam-se ao nível da personalidade; a realização das duas últimas, que se situam ao nível do espírito, só é possível após a satisfação das primeiras.
Tudo que nós, seres humanos, fazemos, de alguma maneira, é feito para satisfazer uma ou mais dessas seis necessidades essenciais. Elas são os nossos meta - objectivos, isto é, os objectivos dos objectivos, as nossas metas últimas.
Cada um de nós tem a sua própria maneira de satisfazer essas necessidades. Podemos chamar as maneiras de realizar essas necessidades, de veículos. Alguns veículos são construtivos, alguns outros neutros e, outros ainda, destrutivos. Por exemplo, a doença pode ser usada como veículo para obter amor e conexão e isso pode dificultar a cura devido a esse ganho secundário da doença.
O dinheiro é frequentemente utilizado como veículo para satisfazer a necessidade de significância. Álcool e drogas são, inúmeras vezes, veículos destrutivos para tentar satisfazer a necessidade de variedade e incerteza.
Uma coisa importante que convém referir é que escolhemos os nossos veículos e não são eles que nos escolhem. A verdadeira realização e felicidade humana dependem muito da satisfação destas seis necessidades essenciais.
Certeza e conforto
A necessidade de certeza e conforto está relacionada com a habilidade de evitar a dor e obter prazer, levando à segurança e à sobrevivência. Potenciais veículos para satisfazer essa necessidade essencial são: comida, controle, segurança, identidade, fé.
Incerteza e variedade
O ser humano precisa de um certo grau de surpresa, variedade, desafio, diferença e novidade na vida. Sem isso, a vida fica sem graça, sem tempero e sem motivação. Quando encaramos a incerteza e o desconhecido, expandimos a nossa vida. Os potenciais veículos usados para satisfazer esta necessidade são: enfrentar desafios, encetar novos relacionamentos, ter novos empregos, fazer viagens, vivenciar aventuras, estudar algo novo, promover mudanças, uso de álcool e drogas etc.
Significância
A necessidade de ser importante, de ser reconhecido, original, diferente. Os veículos para satisfazer esta necessidade são muito variados. O dinheiro, o poder e a fama são maneiras claras de buscar significância na nossa sociedade. Mas também ter o maior problema ou ser o mais humilde pode dar significância. Ter um filho é uma boa maneira de obter significância, pois os filhos, pelo menos na infância, valorizam os pais.
Conexão e Amor
Tudo o que nós queremos na vida é amor. Essa é uma necessidade básica do ser humano. Uma criança que não receba um mínimo de amor não sobrevive. (Foi feita uma experiência pelo rei da Prússia que proibiu as enfermeiras de darem afecto às crianças; nenhuma sobreviveu). São vários os veículos para a satisfação desta necessidade. Eles vão desde o uso da doença para ganhar conexão e atenção amorosa, o que dificulta a recuperação e cura devida a esse ganho secundário, até ao amor incondicional dos pais para os filhos.
Crescimento
Todos nós temos necessidade de crescer na vida, aprender, mudar, expandir e melhorar.
Contribuição
É a necessidade de dar, ajudar, servir e fazer a diferença na vida dos outros. Quando ajudamos os outros a realizarem-se, realizamo-nos nós também. Uma boa fórmula de felicidade é dar sempre aos outros o que queremos receber.
Precisamos de escolher a maneira mais harmoniosa de satisfazer as nossas necessidades essenciais. Podemos satisfazer qualquer uma ou todas essas seis necessidades, mudando a nossa PERCEPÇÃO (crença ou apreciação) ou algum PROCEDIMENTO (veículo ou maneira). O segredo para satisfazer as nossas necessidades é mudar nossas percepções ou nossas acções".
Baseado num texto encontrado em: http://www.pnl.med.br/site/necessidades_humanas.ht
Sem comentários:
Enviar um comentário