quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Circuitos calibrados de comunicação

Circuitos calibrados de comunicação (calibrated loops)



"Um "circuito calibrado" é um padrão inconsciente de comunicação no qual as pistas comportamentais vindas de uma pessoa disparam respostas específicas noutra pessoa. Essas respostas, involuntariamente, ou reforçam ou continuam a estimular o padrão de comportamento da primeira pessoa.
Como uma ilustração, considere um marido que, à medida que fala com a sua esposa, inconscientemente vai aumentando o volume da sua voz. À medida que o seu volume vai aumentando, a sua mulher fica com raiva. À medida que ela fica com raiva, afasta-se dele fisicamente. Ele sente-se ignorado e, então para conseguir a sua atenção, ele fala mais alto, e assim por diante.
O seu comportamento externo (CE) de falar alto traz à tona uma resposta interna (RI) nela, de raiva. A raiva muda o seu comportamento externo (CE) e ela afasta-se dele, um acto que traz à tona nele uma resposta interna (RI): a de se sentir ignorado. O seu sentimento de estar sendo ignorado muda o seu comportamento externo (CE) e ele aumenta o volume da sua voz e assim por diante. Esse tipo de circuito pode resultar num efeito bola de neve quando as respostas internas e de comportamento escalam para além do ponto da utilidade.
Dessa maneira, o aumento de voz do marido torna-se uma âncora para a resposta interna de raiva da esposa. O afastamento dela em relação a ele torna-se uma âncora para a sua resposta interna de se sentir ignorado. Isto é um "circuito calibrado". Parte da tarefa de um facilitador é quebrar circuitos calibrados prejudiciais que resultem numa série de respostas internas negativas.
Os circuitos calibrados podem ser complementares ou simétricos. O exemplo do marido e da esposa acima descrito é um exemplo de circuito calibrado "complementar". Os dois comportamentos são diferentes e complementam-se de certa forma. Um circuito calibrado "simétrico" ocorreria se o aumento do volume de voz do marido disparasse na esposa um aumento do volume de voz dela. Tal circuito poderia acabar com os dois gritando um com o outro.
Circuitos calibrados podem ocorrer também entre grupos, organizações e mesmo nações. A "Corrida Armamentista" entre Estados Unidos e União Soviética durante a "Guerra Fria" de 1960 a 1980 é um bom exemplo de circuito calibrado simétrico entre duas nações".

Traduzido do livro Roots of NLP, Robert Dilts, 1983.

texto encontradao em http://www.pnl.med.br/site/calibrados_art.htm

Sem comentários: