quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

A Quarta posição perceptiva




Visitas - Terça-feira, Dezembro 12, 2006
O que é a quarta posição perceptiva?
Tropecei acidentalmente, na net, numa informação que não consegui perceber na íntegra sobre a quarta posição perceptiva aceite/teorizada pela PNL.O que é exactamente esta quarta posição?
posted by carla afonso at
15:00 0 comments



Para qualquer pergunta sobre PNL podem consultar a
Encyclopedia of Systemic NLP and New Code - http://nlpuniversitypress.com/ de Robert Dilts e Judith DeLozier.
Aí toda a gente pode esclarecer praticamente todas as suas dúvidas sobre qualquer tema da PNL

Podem encontrar informação detalhada sobre as posições perceptivas nas páginas 938-943
Perceptual Positions 938-943

Na página 941, Robert Dilts fala da quarta posição perceptiva como sendo uma posição em que se está associado com todo um sistema - podemos chamar-lhe a posição “nós”, a sensação de fazermos parte dum sistema maior, uma espécie de interacção que é o resultado da interacção entre todas a posições no sistema. É uma espécie de posição espiritual que ultrapassa por isso as três posições básicas e em que se tem em atenção o que é melhor para o sistema na sua totalidade como resultado da identificação com o sistema. É também uma sensação de estarmos lado a lado. Eu às vezes defino-a como o “espaço entre mim e o outro”.
A quarta posição perceptiva é essencial para liderança efectiva, para formação de teams e essencial para o espírito de grupo.

Em 1988 Robert Dilts desenvolveu um exercício para relacionar (visual ou cinestesicamente as posições perceptivas). É chamado o “Meta-espelho”. A quarta posição é a posição em que se consideram as diferenças entre a terceira e a primeira posição. Investiga-se, por exemplo a relação entre a terceira e a primeira posição, o que tem a terceira posição que não está presente na primeira? Que sensações estão presentes numa e noutra posição? Investiga-se então como isso se pode tornar num recurso.

Embora não faça parte oficial dos cursos de PNL, eu dou este exercício no Master practitioner.

Sem comentários: