quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Metáfora para um 2007 em grande

"Ponha um tubarão no seu tanque...


Os japoneses sempre adoraram peixe fresco.
Porém, as águas perto do Japão não produzem o peixe necessário há décadas.
Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca.
Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar.
Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era suficientemente fresco para o apurado paladar dos consumidores.
Os japoneses não gostaram do sabor destes peixes.

Para resolver este problema, as empresas de pesca instalaram congeladores nos seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar.
Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo. Os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado, e é claro, eles não gostaram do sabor e da textura do peixe congelado.
Entretanto, o peixe congelado tornou os preços mais baixos. Então as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros.
Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques, apertados "como sardinhas".
Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam cansados e abatidos, porém, ainda assim, vivos.
Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a diferença do gosto.
Por não se mexerem durante dias, os peixes perdiam o gosto a frescura.
Os japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático.

Então, como é que os japoneses resolveram este problema? Como conseguiram trazer para o Japão peixes com gosto de pura frescura?

Quando as pessoas atingem os seus objectivos, quando encontram uma namorada maravilhosa, começam com sucesso um novo trabalho, pagam todas as suas dívidas ou o que quer que seja, elas podem perder as suas paixões. Acomodam-se. Estagnam.

Elas podem começar a pensar que já não precisam mais de trabalhar tanto.
Elas passam pelo mesmo problema que os vencedores de lotaria que gastam todo o seu dinheiro, o mesmo problema de herdeiros que nunca crescem e das pessoas desocupadas que entediadas, ficam dependentes de anti-depressivos.

Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples.

Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema.
Se seus desafios têm uma dimensão correcta e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz. Você pensa nas suas metas e se sente com mais energia. Você fica empenhado em tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!

Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques. Mas, eles também adicionam às águas um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega "muito vivo". Os peixes são desafiados. Lutam para sobreviver.

Portanto, em vez de evitar desafios, enfrente-os com coragem e determinação.
Curta o jogo. Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista.
Reorganize-se. Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda.

Se você alcançou seus objectivos, coloque-se a si mesmo objectivos maiores. Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá de encontro aos objectivos do seu grupo, da sociedade e até mesmo da humanidade.

Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele.

Você tem recursos, habilidades e destreza para fazer a diferença.

Ponha um tubarão no seu tanque e veja o quão longe você realmente pode chegar".

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi, venho acompanhando os textos do site de PNL e os acho muito interessantes, pois vem de encontro ao que estou aprendendo. Este site é muito enriquecedor para mim ja que faço varias consultas sobre o assunto. Inclusive compartilho com vocês um site que gosto muito que é o www.portalcmc.com.br fala sobre PNL também (site do Brasil) e tem uma página sobre metáforas www.portalcmc.com.br/pnl10.htm
Parabens pelo otimo trabalho de vocês, seus textos sao maravilhosos.
Abraços.
Claudio Faria