quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Cursos de PNL, processos pessoais - a caminho do "cerne" e a partir do "cerne"

Um curso de PNL, como eu o dou, é um processo pessoal gradual em que se nos tornam conscientes os processos inconscientes do funcionamento da mente, a forma como construímos os nossos mecanismos de sobrevivência pessoal e de como ficámos emaranhados neles, consumindo-nos energias e acabando por nos dar a sensação de sermos estranhos a nós mesmos e acabando no final de contas por nos impedir de realizar aquilo que desejaríamos.
Estes mecanismos de sobrevivência podem ser muito limitadores pois foram construídos em períodos passados da nossa vida em que os nossos conhecimentos e competências eram por definição muito limitados.
O conhecimento destes processos, um conhecimento com o corpo todo e não meramente intelectual, dá-nos a possibilidade de nos libertarmos e ao mesmo tempo empregar as estruturas encontradas para ir ao encontro do que sentimos como mais essencial em nós, agir a partir daí e encontrar novas formas de comunicação com o mundo que possam levar-nos não só a nós mesmos a sentirmo-nos bem e realizarmos o nosso significado de vida mas ajudar os outros a sentirem-se bem também num mundo cada vez mais agradável, justo, ecológico, pleno de emoções gratificantes.
José Figueira (trainer internacional)
http://www.pnl-portugal.com/agenda.htm

1 comentário:

carla afonso disse...

Como "cliente" dos cursos do Zé, confirmo isto. Para mim tem sido absolutamente "verdade". Estou-lhe imensamente grata por me ter proporcionado isto.

Fui para a PNL para aprender a resolver os problemas "dos outros"; eu "não os tinha". Dou comigo, e cada vez mais, a descobrir que tenho imensos por resolver e que são só meus. Vejo agora com muita clareza o quanto me têm impedido de atingir o meu peak de performance pessoal.

Esta coisa do "é assim" é absolutamente fantástica. Porque só depois disso, de aceitarmos isto por dentro da pele, podemos fazer realmente alguma coisa.

Tem sido sempre extraordinário. Às vezes também assustador, Mas sempre muito construtivo. Para mim passa fundamentalmente por ter "respeito" próprio, mas respeito a sério, não aquele que as camadas e mais camadas de carácter nos fazem acreditar que temos.

No meu processo pessoal, esta tem sido a melhor das aprendizagens. E ao contrário de quase todas as outras tentativas que fiz de me conhecer melhor, esta tem sido a que mais "poder" pessoal me tem dado para me gerir. Põe esse poder do meu lado, dentro de mim e não no exterior.

A coisa tem sido de tal form, que dou comigo a pensar ultimamente que já não sou a "mesma" pessoa. Agora sou melhor. E isso tem-se espalhado em resultados à minha volta.

A caminho do cerne a partir do cerne?.... Sim, claro.

Yeeeeessss!!!