terça-feira, 4 de dezembro de 2007

A estrutura da magia, alguns padrões linguísticos


Embora a linguagem seja apenas um dos aspectos da PNL, aqui vão alguns conselhos que podem fazer a diferença na comunicação:

* Evite a palavra “porquê”, esta palavra exige justificações; empregue em vez disso, “como”. “Porquê” acumula razões intelectualizadas. “Como” revela processos.

* Evite quantificadores universais como “nunca”, “sempre”, “ninguém”, “toda a gente”, “tudo”, “nada”... Estas palavras são generalizações, são grandes mentiras, mas têm um impacto negativo na nossa maneira de sentir e levam à paralisação da acção.

* Diga o “que quer” em vez do “que não quer”, o nosso sistema nervoso central não conhece negações. Se formular o que não quer, a mente fará uma representação do que não quer e é o que não quer que tende a realizar-se.

* Não diga “sim, mas...”. O "mas" é uma negação. O “mas” destrói tudo o que eventualmente disse de positivo anteriormente. Empregue “e”.

* Empregue “eu” em lugar de “tu és”. Sou sempre “eu”. Eu é que que acho que...

* Empregue “quero”, em vez de “tenho que”. “Tenho que” coloca as causas fora de si. A não ser que queira jogar na vida o papel de vítima. “Tenho que” é um operador de necessidade, é muito limitativo. “Posso” é um operador de possibilidade, abre perspectivas.
ilustração: Jip en Janekke (Holanda)

Sem comentários: