quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Programas mentais compulsivos

Zé:
Estou a escrever um artigo para a revista ......... sobre vícios.
Gostava de ter a sua opinião de pnliano sobre o seguinte:
Porque é que há pessoas que são compradoras compulsivas? Porque é que há pessoas que têm compulsões de determinada comida? De ginástica? De sapatos? De...? Seja qual for a compulsão o mecanismo cerebral é o mesmo?
Obrigada antecipadamente e muitos beijinhos,
J


J.

Há muito que se lhe diga sobre a tua pergunta!!! Por donde começar?

O que está na base de qualquer desejo é sempre um VALOR. A compra de determinado sapato, dum relógio, dum carro, seja o que for, é uma promessa de que esse “valor” vai ser satisfeito.

O processo de compra (ou de qualquer acto ou processo emocional interno) traduz-se numa ESTRATÉGIA mental. Uma estratégia é um conjunto de MODALIDADES SENSORIAIS, imagens externas e internas, sons e sensações, numa determinada ordem, na nossa mente, e que tem um resultado, neste caso uma compra.

O que vai determinar definitivamente a compra é como o valor é traduzido em forma de SUB-MODALIDADES, quer dizer, em características específicas da imagem, do som ou da sensação -por exemplo, o tamanho, cor, brilho da imagem, ou o volume, timbre, direcção do som, ou, por exemplo, a característica pesada ou leve, quente ou fria da sensação.
Uma pessoa não compra um sapato qualquer assim que o vê, o sapato tem que obedecer a certas características pessoais.

No caso da compulsão, o estímulo específico (a imagem, som, sensação, cheiro, paladar) ocorre simultaneamente com uma sensação positiva.
Se isso acontecer dá-se uma SINESTESIA, ocorrem duas modalidades sensoriais simultaneamente (imagem-sensação, por exemplo). Tal como na fobia, sendo neste caso da fobia a sensação uma sensação negativa dolorosa, a pessoa não pode resistir. Torna-se um acto compulsivo. Falamos então dum programa mental especial, um REFLEXO CONDICIONADO.

Diz-se, quando se fala de fobias, que estas são o resultado duma aprendizagem única: uma ligação neurológica entre um estímulo e uma reacção que ocorreu num momento altamente emocional significativo no passado.
Não acredito que todas as compulsões tenham uma origem destas. Mas todas elas têm a mesma estrutura.
E todas as compulsões, embora na prática se revelem prejudiciais, todas pretendem realizar algo de significativo para nós. E é por essa razão que não são neutralizadas facilmente - acredito que o que queremos realizar com a compulsão é precisamente o que nos dá significado na vida. A solução só poderá estar ao nosso alcance quando encontrarmos uma alternativa que satisfaça um valor maior do que aquele que está a ser satisfeito pelo “vício”.

Claro, como te disse, que há aqui pano para mangas. Todas as técnicas da PNL têm como fim a transformação dos programas mentais limitadores, mas isso só é possível desde que a intenção positiva do programa antigo seja mantida.


PNL - José Figueira
96 653 47 05
www.pnl-portugal.com

Sem comentários: