Levando luz à escuridão: o princípio da intenção positiva
Robert Dilts Um dos mais importantes princípios da PNL, muitas vezes incompreendido (e por isso sujeito a controvérsias) é o da "intenção positiva". De uma maneira simples, o princípio afirma que, em algum nível, todo comportamento tem ou teve uma "intenção positiva". Outra maneira seria dizer que todo o comportamento serve (ou serviu) a um "propósito positivo".
Por exemplo, a intenção positiva por trás de um comportamento "agressivo" é, muitas vezes, "proteção." A intenção ou propósito positivo por trás do "medo" é normalmente "segurança". O propósito positivo por trás da raiva pode ser o de "manter os limites". "Ódio" pode ter o propósito positivo de "motivar" uma pessoa a agir. As intenções positivas, por trás de algo como "resistência à mudança", podem incluir uma série de assuntos, incluindo o desejo de reconhecer, honrar ou respeitar o passado, a necessidade da pessoa se proteger ao permanecer com o já conhecido, ou a tentativa dela se agarrar a coisas positivas que teve no passado, e assim por diante.
Mesmo os sintomas físicos podem servir a uma intenção positiva.
O resto do artigo? Clicar:
http://www.golfinho.com.br/artigospnl/artigodomes.asp
3 comentários:
A diferença que faz a diferença na reflexão genial de Robert Dilts sobre a intenção positiva do comportamento, uma outra também muito esclarecedora seria a do pressuposto -“o significado da comunicação está no resultado que se obtêm” ou “ Se não gostas do que recebes vê o que estás a transmitir”. Está percepção tem muita para corrigir e desvendar.
Henrique.
O link correto para o restante do artigo é:
http://www.golfinho.com.br/artigospnl/artigodomes200908.asp
O link correto:
golfinho.com.br/artigospnl/artigodomes200908.asp
Enviar um comentário