segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aprender mais facilmente

Aprender e memorizar podem ser altamente facilitados se a matéria for interiormente visualizada.
Mas há mais. Existe uma técnica descoberta há 2500 anos na velha Atenas e que foi investigada em participantes do World Memory Championships em Londres por cientistas que analisaram o funcionamento do cérebro destas pessoa e o compararam com as pessoas “normais”. Simplesmente associavam a matéria a fixar a uma rota que conheciam bem.

É como há muito se ensina em PNL. É tudo uma questão de programa. A diferença está na estratégia mental. Aqui vai ela:

1. Pense num caminho qualquer que você conhece muito bem (pessoalmente uso o paredão que vai de S. João do Estoril a Cascais);
2. Considere diversos pontos de referência pelo caminho;
3. Ligue cada elemento que quer fixar com um ponto de referência.
4. Para recordar, faça mentalmente o trajecto.

Muito possivelmente aumentou a percentagem da sua capacidade de memória.

5 comentários:

psijur disse...

É realmente uma técnica antiga e com várias versões...
Obrigado por a apresentares em PNL, Zé.
É com profissionais realmente lúcidos e empenhados como tu que o mundo pula e avança!
A PNL pode efectivamente reunir um manancial de conhecimentos e técnicas de há muito conhecidas mas que, por tão simples e até intuitivas, pura e simplesmente não são usadas, o que redunda em perdas substanciais de desempenho das pessoas, a vários níveis.
A técnica que uso está relacionada com um código de números e lugares num percurso bem conhecido e que me permite "alocar" com facilidade informação, designadamente a que precisa duma ordem ou sequência.
Pode usar-se a nossa casa, por exemplo:
Cada compartimento, incluindo a porta de saída e a escada, numa ordem e sequência lógica, segundo um percurso préviamente definido, corresponde a um número sequencial de ordem, que vai pelo exterior até onde queiramos...
Por hipótese, o quarto corresponde ao 1; o escritório ao 2, etc, etc...
Podem assim decorar-se, com a maior das facilidades, artigos dum código, elementos da tabela periódica; características ou temas dum assunto; livro, etc... etc...
Sobra-me um problema... :-)
Mesmo retendo uma imagem (tenho naturalmente muitas em cada local), por vezes não é fácil encontrar e associar uma imagem concreta, específica e distinta, duma matéria abstracta a um local e... associo uma sensação. O problema é que por vezes "sinto" a coisa (a sensação está lá), mas não encontro a imagem; não consigo recordar o facto, ideia ou conceito memorizado; sinto-o mas não o identifico!!!
Será que podes dar uma achega sobre o caso?
Talvez sub-modalidades, agora que as consigo perceber melhor?...
Um abraço grande e mais uma vez obrigado pelo contributo inestimável que com este blogue dás à comunidade daqueles que gostam de crescer, crescer, crescer sempre!
Obrigado, Zé Figueira!

psijur disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
psijur disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Figueira disse...

Dei só a estrutura de base. Obrigado pela tua versão mais desenvolvida.Com este método é activada a zona do cérbro - hippocampus - que é responsável pelo nosso sentido de orientação e que, mesmo fora do nosso controlo consciente, cria pontos de referência. A ligação do assunto a memorizar com os pontos de referência facilita-nos a "navegação" (num caminho, na vida, num assunto particular...)

José Figueira disse...

E já agora...
Sabiam que numa investigação inglesa na University of Northumbria em 2002, os investigadores provaram que mascar pastilha elástica aumenta a memória, tanto a curto como a longo prazo?
O que não ficou nada provada é que, como muitas pessoas pensam, mascar pastilha elástica possa aumentar a atenção e a concentração. Mascar pastilha elástica parece, pelo contrário, fazer baixar a prestração e a qualidade na execução de tarefas!!!