sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Como atingir paz interior

No texto que se segue, de Paul Wilson (“Um pouco de Paz”), são apontadas duas ferramentas fundamentais na maneira de lidar com problemas.

A primeira é a forma clássica da PNL, chamada “contraste ou sobreposição de sub-modalidades sensoriais”. As características sensoriais da imagem duma sensação positiva neutralizam a sensação negativa. Em PNL são empregues técnicas altamente sofisticadas que empregam este princípio do funcionamento da mente. No livro "Tenha agora a vida que quer”, Richard Bandler, o co-inventor da PNL, apresenta dezenas de variações do mesmo princípio.

A segunda ferramenta é conhecida como mindfulness, cada vez mais utilizada na medicina comportamental e em alguma psicologia cognitiva. Embora com a sua origem no budismo tradicional foi trazida para o mundo ocidental do dia-a-dia, por Thich Nhat Hanh (pode consultar “ Happiness; Esencial Mindfulness Practices”) e tem vindo a ser aplicada, há anos, na medicina, por Jon Kabat-Zinn, em primeira instância, numa clínica americana para tratamento do stress.

Quietude para levar

Num mundo ideal poderia levar consigo um pouco de tranquilidade, que usaria quando sentisse a pressão aumentar. Poderá dar-se o caso de você viver num mundo ideal?
O modo mais óbvio de fazer isto é usar as suas recordações ou imaginação. Recorde-se de um momento no passado em que você estava tranquilo e satisfeito. Mergulhe nos pormenores. Permita que a recordação dos sentimentos originais mude a forma como se está a sentir agora.
Reparou na diferença que uma simples recordação pode fazer?

Uma maneira mais conveniente é ganhar o hábito de estar mentalmente presente quando está fisicamente presente.
Quando está no trabalho, convoque toda a sua atenção para o local de trabalho; não pense em fazer compras, em casa ou no jantar dessa noite.
Quando está em casa, mantenha a sua atenção em casa.
Quando está a ler, caminhar, a fazer compras, a varrer, a cozinhar, a comer, a remendar, a vigiar, a velejar, a bronzear-se ou a fazer amor, faça-o com toda a sua atenção.
Estar mentalmente presente permite-lhe experimentar tranquilidade e paz interior em qualquer tipo de situação – independentemente de quão difíceis ou banais possam ser.

Sem comentários: