sábado, 29 de janeiro de 2011

Os agentes de mudança em PNL

Entre 1974 e 1980, Bandler e Grinder inventaram a PNL a partir de grandes linhas de pensamento na altura, do contacto directo com génios da ciência e linguística e da modelagem de terapeutas de renome. Criaram uma metodologia nova para transformação, que devido à diversidade de temas e origens, não se deixa definir facilmente em poucas palavras. Após a sua separação, foram outros que, no meu entender, aprofundaram e fizeram da PNL o que ela é hoje. Devemos a PNL aos seus fundadores, mas também a figuras como, por exemplo, Robert Dilts, Tad James, Lucas Derks, Michael Hall, John Overdurf, Penny Tompkins, James Lawley, Steve Andreas, Richard Bolstad, Anné Linden, Connirae Andreas, Joseph O`Connor, Todd Epstein, Robert McDonald... e muitos outros.
Em grandes linhas, pretende-se reduzir a distância entre uma situação actual considerada como indesejável e uma situação que a pessoa acha mais funcional, menos dolorosa e mais agradável.

Clique aqui se quer ler o artigo completo: http://www.pnl-portugal.com/artigos_agentes%20de%20transforma%C3%A7%C3%A3o.htm
(publicado na revista PNL-Portugal, Fevereiro de 2011, distribuída por e-mail)

Sem comentários: