quarta-feira, 9 de março de 2011

Como, em tempos de crise, transformar imediatamente situações desconfortáveis?

Como? Utilizando algo que todo o mundo tem à sua disposição, sempre, gratuitamente.
Ainda mais: o não utilizar esta competência natural, é, se calhar, a causa da seriedade, crenças obsoletas sobre conceitos de realidade, pontos de vista, inflexibilidade, “burrice” até…
A melhor terapia do mundo é o humor. O humor é o que há de melhor que o nosso corpo quimicamente pode naturalmente produzir para aprender de forma efectiva o que é essencial aprender na vida e para não levar a sério muita cultura que, desde pequenos, nos querem fazer crer que é coisa séria. Não foi só a papa que entrou cá para dentro, foi também o turbilhão de crenças limitadoras sobre nós e o mundo.
Injustamente, quando se fala dos grandes terapeutas inspiradores da PNL ( Pearls, Satir, Erickson), dá-se muito pouca atenção a Frank Farrelly (http://www.provocativetherapy.com/) que, talvez de forma mais indirecta, influenciou Bandler e Grinder na invenção da PNL. Mas PNL, não é PNL, no meu entender, sem uma grande dose de humor. Só assim se pode verdadeiramente tornar claro o que significa: “o mapa não é o território!”

Sem comentários: