quinta-feira, 3 de março de 2011

EXERCÍCIO: CONSTRUA O FUTURO COM A AJUDA DA LINHA DO TEMPO

O futuro constrói-se, geralmente, como um automatismo: o passado cria desejos e o presente é um misto de memórias passadas e memórias por realizar. A Linha do Tempo, para a construção do futuro, torna esse processo consciente e positivamente manipulável.

1. Imagine na sua frente uma linha que simboliza a sua vida e coloque no chão uma representação dessa linha com uns 3 a 4 metros de comprimento. Marque na linha o passado, o presente e o futuro.
2. Fora da linha observe-se no presente e no futuro. Como é no presente e como quer ser no futuro.
3. Tome lugar na linha no presente com o olhar voltado para o futuro. Sinta a sua vida atrás de si, pergunte-se “quem sou” e imagine como quer ser no futuro. Tome o tempo necessário, caminhando e sentindo as diferenças.
4. Fora da linha observe-se na linha e investigue as diferenças entre o você agora e o você no futuro.
5. Vá directamente para o lugar específico no futuro do novo você e sinta as objecções que possam surgir por ser assim. Demore-se e seja crítico consigo, sentindo qualquer voz interior de protesto.
6. Saia da linha e faça mentalmente as transformações necessárias com base no que sentiu na linha. Entre e saia da linha as vezes necessárias até que não haja nenhuma objecção dentro de si sobre este novo você.
7. Fora da linha observe de novo as diferenças entre você e o novo você. O que tem você agora de aprender e fazer para chegar ao novo você no futuro.
8. Entre na linha no agora e caminhe sentindo-se a crescer até ao momento da realização com sucesso do novo você. Faça isso as vezes necessárias até que sinta dentro de si que este novo você deixou de ser um desejo. Cada passo que dá é já, de certa forma, o desabrochar de um novo dia.

(Publicado em PNL-PORTUGAL NEWS 03-2011)

Sem comentários: