quinta-feira, 3 de março de 2011

METÁFORA: UMA MANCHA, UMA MANCHA APENAS

Sempre me senti fascinado pela "sombra". Durante muitos anos tentei mesmo apagá-la apesar de reconhecer que, fizesse o que fizesse, ela movia-se com os meus movimentos. Não é fácil desistir dessa tentativa inútil e, ainda menos fácil, perceber a sua natureza.

Um contador de histórias, um grande amigo das regiões do Norte, contou-me um dia uma história que me ficou na memória e me tem acompanhado nos últimos anos. Alguém contou-lhe que quando era jovem, sentado no banco da escola num tempo em que ainda se escrevia com caneta em que era necessário repetidamente meter o aparo no tinteiro, se esquecia às vezes de tapar o tinteiro o que fazia com que a tinta coalhasse. Quando um daqueles grânulos ficava pegado ao aparo, ele deixava-o deslizar até que caísse exactamente através de um buraco que existia no chão, mesmo por baixo dos seus pés. Um dia, a professora pediu-lhe para ir à cave buscar qualquer coisa. Quando ele lá chegou, deparou-se imediatamente com uma grande mancha de tinta seca, exactamente debaixo do lugar onde estava sentado na classe. Quando voltou à sala de aula, o seu rosto estava lívido de pânico.

Quando anos depois me encontrava com este meu amigo contador de histórias, fiz referência ao miúdo em pânico perante a mancha de tinta seca. Eu achava ainda esta metáfora muito negativa. E o meu amigo, contador de histórias, contou-me o que ultimamente lhe tinha acontecido. Quando tirou a tampa que cobria o composto que iria servir de adubo no seu jardim, notou que ao longo do canto se erguiam jacintos que tinham desabrochado e encontrado o seu próprio caminho por entre os detritos.

(Publicado em PNL-PORTUGAL NEWS 03~2011)

Sem comentários: