quarta-feira, 1 de junho de 2011

REVISTA MENSAL PNL-PORTUGAL (PNL E HIPNOSE)


PNL-Portugal (José Figueira)
Associado ao Instituto Holandês NTI-NLP (ligado ao International Network for Humanistic Neuro-Linguistic Psychology),
obedece aos critérios da ABNLP
Membro da Guilda Holandesa e Portuguesa de trainers de PNL
Autorizado pela Associação Holandesa de PNL a credenciar Practitioners, Masters e Trainers
Ligado ao Panorama Social (International Laboratory for Mental Space Research)
Alumni da Universidade de Amesterdão, secção ciências sociais, ciência da mudança, "andragologia"

REVISTA MENSAL, 06-2011 Junho
CONTEÚDO:

  • PNL E HIPNOSE
  • ACTIVIDADES
  • O QUE É A HIPNOSE E SUA RELAÇÃO COM PNL
  • MENTE CONSCIENTE E MENTE INCONSCIENTE
  • AS FERRAMENTAS DA PNL E O TRANSE
  • RAPPORT
  • SOBRE AS TÉCNICAS
  • O UTENTE FAZ O TRABALHO (metáfora)
  • AUTO-HIPNOSE
  • UMA PEQUENA TÉCNICA PARA AUTO-INDUÇÃO DE TRANSE
  • LINKS E CONTACTOS 
PNL e HIPNOSE
A hipnose sofreu, após o distanciamento pela parte de Freud e o crescente emprego no show business, desinteresse científico e, apesar do fascínio, também uma descredibilização pela parte do grande público.
Foi o Prof. Dr. Milton H. Erickson que, na América, chamou novamente a atenção para a importância da hipnose como poderoso instrumento terapêutico. O transe hipnótico pode ajudar a mente inconsciente nos processos de auto-cura.
Nas práticas reconhecidas de PNL, a hipnose deixa o seu campo no show business e na terapia, tal como aconteceu também com outras ferramentas da psicologia que saíram da área terapêutica, para passar ao uso generalizado, seja em que contexto for, ao serviço do enriquecimento das relações, através da melhoria substancial da comunicação.

ACTIVIDADES
"ATINGIR MAIS DE FORMA MAIS FÁCIL", em CARCAVELOS, a 18 e 19 de Junho
inscrições:
descobrir.pnl@gmail.com, 965542777

em VIANA DO CASTELO, a 9 e 10 de Julho
inscrições: bacelar.p@gmail.com, 92 674 90 22

PRACTITIONER INTENSIVO
NO VERÃO, em CARCAVELOS
14 dias, de 30 de Julho a 12 de Agosto. Certificação a 1 e 2 de Outubro.
(preço reduzido com pagamento até 15 de Junho)
descobrir.pnl@gmail.com, 965542777
Em respectivamente 21 e 22 dias. Estão a decorrer. No caso de interesse num próximo Master ou TrainersTraining, entre em contacto.

Consultor do PANORAMA SOCIAL, com Lucas Derks, de 21 a 25 de Março de 2012



O QUE É A HIPNOSE E SUA RELAÇÃO COM PNL
A hipnose, um processo terapêutico talvez tão antigo como a história da humanidade, é geralmente conhecido pelo grande público na sua forma teatral, o que provoca medo em algumas pessoas e, ao mesmo tempo, um certo fascínio.

A hipnose faz uso do fenómeno “transe”, um estado natural em que a pessoa desloca a sua atenção do exterior para o seu interior. Alguns exemplos de transe diário são: - conduzir um carro sem se dar por isso, entrar numa leitura e perder a noção do tempo, ausentar-se mentalmente numa conversa… É um fenómeno tão natural que, às vezes dizemos por brincadeira em PNL: - o problema não é induzir transe, o problema é tirar as pessoas do transe.

Enquanto que no transe natural não se tem praticamente proveito nenhum nisso, o transe induzido pode ser funcional e levar a pessoa a aceder a recursos latentes dentro de si. Daí a vantagem da hipnoterapia.

A hipnoterapia entrou na PNL através daquele que é considerado o pai da hipnoterapia moderna, o Professor Dr. Milton H. Erickson (1901-1980). O que a distingue da hipnoterapia tradicional é o método sugestivo não directivo. A sugestão vai directamente ao encontro do modelo do mundo do outro e ajusta-se totalmente a ele. Com que fim? Milton Erickson acreditava piamente nos recursos do individuo para curar e gerir a sua vida. A sugestão indirecta e o transe levam o outro a aceder ao seu potencial inconsciente.

Os estudos de Richard Bandler e John Grinder sobre Milton Erickson formam, como alguns dizem, a coluna vertebral da Programação NeuroLinguística. Em Patterns of the hypnotic techniques of Milton H. Erickson encontra-se o que em PNL é conhecido como o Modelo Milton e que é constituído pelos padrões linguísticos de Milton Erickson com efeitos hipnóticos. São baseados nas tradicionais omissões, generalizações e distorções linguísticas.

Usando uma auto-classificação, podemos formular que a PNL é uma modelagem da hipnoterapia excelente. Mas não só, claro. PNL é vista como tendo diversas componentes, das quais a hipnoterapia é uma delas.


MENTE CONSCIENTE E MENTE INCONSCIENTE
A grande área de trabalho, tanto em hipnoterapia como em PNL, é o inconsciente. A mente consciente, que dizem ocupar 12% do cérebro, possui o poder do raciocínio lógico, análise, e controla a acção voluntária dos músculos. A mente inconsciente, que parece ocupar 88% do cérebro, controla o sistema nervoso autónomo, órgãos e glândulas, sistema circulatório, digestivo, raciocina de forma analógica, processa enormes quantidades de informação de forma simbólica e possui todos os recursos de que necessitamos para atingir o que queremos.
Através da aplicação intencional de transe, pretende aceder-se a esta parte inconsciente da mente.
A vantagem da PNL reside no facto de ajudar as pessoas a tornarem-se cada vez mais conscientes dos próprios processos inconscientes do seu funcionamento e utilizar estes mesmos processos na construção das suas vidas. A intenção é, assim, tornar as pessoas cada vez mais independentes, livres, felizes, em constante crescimento e, contribuindo de maneira mais eficiente, para um mundo mais justo, ecológico, melhor. Como diz Bandler, de forma provocativa: a PNL pretende libertar as pessoas da dependência do terapeuta.


AS FERRAMENTAS DA PNL E O TRANCE 

Na Programação NeuroLinguística não se fala, em geral, de hipnose. A razão é óbvia: todas as ferramentas são utilizadas de forma natural em estado de transe. Essencial para o funcionamento das técnicas que têm como fim accionar os recursos pessoais é, digamos, “adormecer” a mente consciente para aceder a esses recursos do inconsciente. O método utilizado é a criação natural do que é conhecido em hipnose como “yes set”, uma situação em que o erro, falha ou resistência é banida. O transe consegue-se muito facilmente através da sugestão indirecta.

Enquanto na sugestão directa (“sente-se cada vez mais relaxado!”) podem surgir resistências, a sugestão indirecta evita-as. Quando se diz ao outro: “escolha a sua própria maneira de se sentir relaxado”, a pessoa aceita facilmente o pressuposto (aceita que relaxar é possível e que tem uma maneira própria de se sentir relaxado) e entra assim mais facilmente em transe.


RAPPORT
O “rapport” é a condição básica para que possa existir uma relação (hipno)terapêutica. Após a criação de um “yes set”, o rapport é, em toda a intervenção, a preocupação essencial. Sem isso não há comunicação.

Rapport significa uma relação de empatia e confiança tal, em que o utente está totalmente disponível para seguir as sugestões do (hipno)terapeuta.

Claro que em PNL não se fala em hipnoterapia, isto também pela simples razão de que o rapport é a condição básica para que possa haver verdadeira comunicação entre pessoas. Podemos dizer que em PNL, o rapport saiu da clínica para se tornar, de forma consciente, a base de todas as relações em todos os contextos da vida.

Rapport, usado exclusivamente de forma técnica, foi, às vezes, mal compreendido e empregue para sedução, tentativa de manipulação e exercer influência menos ética. Felizmente que, na maioria dos casos, o rapport só é conseguido se se respeitar o outro, se vir, ouvir e sentir como o outro, se estiver totalmente interessado no outro. Chamamos a isto: entrar, dentro de uma relação, na segunda posição perceptiva.

Ao criar a Programação NeuroLinguística, Bandler e Grinder puseram a hipnoterapia moderna ao serviço da comunicação quotidiana. Devido à concentração na excelência na comunicação, a PNL tornou-se uma metodologia, talvez das mais fundamentais para o desenvolvimento pessoal a caminho de um mundo em que os nossos filhos venham um dia a orgulhar-se da contribuição dos seus pais na criação de uma humanidade mais feliz.

SOBRE AS TÉCNICAS
 Já conheci algumas introduções à hipnoterapia moderna que podem confundir-se com um curso de PNL. Não admira, têm o mesmo Milton Erickson como um dos pontos de partida e, para além dos tradicionais scripts, são enriquecidas com as técnicas de PNL, técnicas tais como a sobreposição de características sensoriais nas nossas representações internas, automatização dos processos internos para a criação de estados emocionais positivos, resolução de conflitos internos e mediação, regressões e progressões no tempo, transformação da história pessoal, instalação do futuro, etc.

Salientam-se sempre as características do transe como um elemento natural da comunicação diária e dos seus aspectos positivos na mudança, na transformação e no crescimento pessoal. Assim o transe é essencial no emprego de toda a tecnologia humana de comunicação. O seu uso respeitoso e ecológico foi posto ao serviço de toda a gente que queira melhorar a sua comunicação seja em que área for, privada ou profissional.

O UTENTE FAZ O TRABALHO (metáfora)
Uma senhora visitou um dia o Professor Dr. Milton H. Erickson e pediu-lhe que a aceitasse como paciente mas que lhe não contaria o seu problema. Quereria então o Dr. Erickson ser seu terapeuta? Este acedeu imediatamente. A única coisa combinada foi esta: ela iria estacionar o carro à porta de Milton Erickson e imaginaria que falava, dentro do carro, com o psiquiatra Milton Erickson.

Mais tarde, a senhora anunciou que tinha resolvido o problema e pagou-lhe duas consultas.

AUTO-HIPNOSE
Repete-se muito que hipnose é sempre auto-hipnose. O certo é que qualquer mudança só é possível se a pessoa estiver disposta a isso e se a intervenção for feita dentro do seu enquadramento de valores. Se este princípio não for respeitado, o inconsciente “acorda” para protecção.

A eficiência de uma intervenção, seja ela no ensino, formação, terapia, ou qualquer outra mudança no âmbito particular ou em uma empresa, passa sempre pelo contorno das resistências da mente consciente lógica e analítica e da reunificação harmoniosa de todo o sistema, no indivíduo e na equipa, quer dizer: em qualquer mudança na vida privada ou na organização, o indivíduo deve ficar sempre a ganhar com a mudança. De contrário significa, como costumo dizer nos treinos: sabotagem ou doença. Seja o que for que aconteça, o inconsciente está sempre no controlo e só segue as directivas quando lhe convêm. Concluindo: ninguém tem poder sobre o que se passa no fundo do outro a não ser ele mesmo. A PNL ajusta-se e fortalece este processo.


UMA PEQUENA TÉCNICA PARA AUTO-INDUÇÃO DE TRANSE
Esta é uma técnica, atribuída a Betty Erickson, para indução de auto-hipnose que tem como fim chegar a um estado alterado de consciência. Faz uso directo das modalidades sensoriais, o que se conjuga directamente com a metodologia da Programação NeuroLinguística, o que não é de admirar. Milton Erickson fornece talvez a maior base teórica e prática desta ciência e arte que os autores intitularam “PNL”.

Determine, de antemão, o tempo de transe e o seu objectivo.

Após sentar-se num lugar confortável, encontre algo para o qual seja fácil olhar.
Diga a si mesmo três frases respeitantes à experiência visual que está a ter no momento; e descreva três afirmações que digam respeito à sua experiência auditiva actual; a seguir três afirmações cinestésicas.

Depois faça duas descrições visuais; duas afirmações auditivas; e descreva duas experiências cinestésicas;

Novamente empregue os três canais de representação sensorial e faça uma afirmação em cada modalidade sensorial.

Se os olhos se começarem a fechar já no meio do caminho, substitua as representações visuais externas por representações visuais internas;

Pode, e até se torna ainda mais fácil, usar como sucessão sensorial, a hierarquia dos seus sistemas de representação preferenciais.

Boa viagem!


LINKS E CONTACTOS
00351 96 653 47 05
inscrições: descobrir.pnl@gmail.com, 965542777
José Figueira
- Formação em drama, pedagogia do teatro e encenação, pela Escola de Altos Estudos de Teatro de Amesterdão.
- Licenciatura em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade de Amesterdão.
- Master-Practitioner e Trainer com certificado internacional do NTI-NLP, que obedece aos critérios da ABNLP (The American Board of Neuro- Linguistic Programming) e está associado ao “The International Network for Humanistic Neuro-Linguistic Psychology
- Social Panorama Consultant, ligado a “Social Panorama” (International Laboratory for Mental Space Research)
- Trabalhou em formação e reintegração social a cargo da Câmara Municipal de Amesterdão, dos Serviços Sociais e do Ministério do Trabalho na Holanda.
- Foi director de uma Escola de Formação do Centro Regional de Ofícios de Amesterdão.
- Dá cursos de PNL associado ao NTI-NLP.
- É membro da Associação Holandesa da PNL (NVNLP reconhecida pela EANLP). O instituto PNL-José Figueira é reconhecido por essa Associação e está habilitado a certificar Practitioners, Masters e Trainers em PNL
- Membro da Guilda Holandesa e Portuguesa de Trainers de PNL
- Membro do círculo Alumni de Andragologia da Universidade de Amesterdão

1 comentário:

José Figueira disse...

Queria saber se me pode esclarecer uma dúvida:- O que é/ou como faço as afirmações cinestésicas?
L.

Possível resposta:
- Nomeie mentalmente, sem crítica, análise ou seja o que for, pura e simplesmente descrevendo o que é:
as sensações que tiver, internas ou externas (calor na ponta do dedo, palpitação, o cobertor no joelho, brisa no rosto, pressão numa face, azedo, peso, pressão do chão nas costas...)

J.F.

(se tiverem perguntas, façam-mas, por favor, directamente no blogue)