quarta-feira, 11 de abril de 2012

Panorama Social (parte II)

________________________________________________________
Revista mensal online de Programação NeuroLinguística
Ano 2 – 03, MARÇO 2012
Panorama Social (parte II)
________________________________________________________


Melhoria de relações com o Panorama Social


Projetamos construções cognitivas sobre pessoas num espaço mental e é precisamente esse lugar onde as colocamos que vai determinar a qualidade das nossas relações sociais. Psicólogos, terapeutas, mediadores, coaches, psiquiatras, pedagogos, formadores, mas também todo um largo público interessado, tem à sua disposição um vasto conjunto de técnicas de mudança experimentadas já em diversas culturas e países. Todas as pessoas que frequentaram os nossos cursos de Programação NeuroLinguística puderam constatar os espantosos efeitos a partir das intervenções muito simples do Panorama Social.

Curso para Consultores

Pela 4ª vez em Portugal, de 21 a 25 de março, o Dr. Lucas Derks facilitará em Carcavelos um curso para consultores durante 5 dias. Podemos receber diretamente do autor do Panorama Social as bases teóricas do funcionamento das nossas relações no mundo, assim como podemos praticar amplamente as técnicas simples que nos alargam as possibilidades de enriquecimento das relações connosco e com os outros. Um curso para pessoas com alguns conhecimentos básicos de PNL e uma ferramenta imperdível para profissionais em coaching, terapia, mediadores, managers… (Como preparação para o curso terá lugar a 3 e 4 de março, 2 dias, uma introdução à PNL e Panorama Social e a 10 de março, 1 dia, uma introdução ao Panorama Social). Para mais informação sobre o programa, clique: “Cursos e Atividades, Panorama Social”.

O que é o Panorama Social

Na nossa revista de dezembro pode encontrar-se informação sobre a origem, epistemologia e grandes linhas da metodologia do Panorama Social, a sua relação com a Programação NeuroLinguística e as vantagens no seu uso. Pode conhecer-se melhor o autor e a sua ligação ao “International Laboratory for Mental Space Research”.

Clique então: “Panorama Social (parte I), dezembro de 2011”.


Encontra-se também um artigo completo em: “Artigos, Panorama Social”.
Também se pode consultar o site do autor: “The Social Panorama Model”.
Videos:
"Lucas Derks on Applications of Mental Space Research";
"José Figueira & Lucas Derks";
"Panorama Social com Lucas Derks no Brasil".

Padrões do Pensamento Social

Na psicologia social do século 21 a cognição social inconsciente parece ocupar um lugar central. Projetamos os outros numa localização no nosso espaço mental. E essa localização determina a qualidade das nossas relações. O Panorama Social permite-nos analisar, diagnosticar e resolver problemas relacionais. Com base nestas descobertas torna-se possível, de uma forma mais simples, o tratamento de distúrbios e de toda a espécie de problemas emocionais de ordem social: não só nas relações íntimas ou familiares, como em problemas de poder, conflitos entre grupos ou situações de tensão entre culturas, etc.

A relação connosco


A primeira relação a que ninguém escapa é a relação consigo mesmo. E mais. A reação aos outros e a nossa relação com o mundo é o resultado da relação que temos connosco. Assim, o primeiro tema do Panorama Social é justamente a relação connosco. O Eu forma-se a partir dos outros e depois de ser formado é a medida de todas as coisas. Qualquer desajuste nas relações com o mundo exige a consideração da relação com a nossa autoimagem e com a sensação que temos de nós. Daí a importância da autoimagem no Panorama Social e da tecnologia desenvolvida para a recriação de uma autoimagem adequada tanto contextual como abrangendo todos os contextos.

O nosso lugar no mundo


É talvez um dos mais significativos temas que podem, na verdade, fazer a diferença na qualidade da nossa existência e que se nos apresenta subjetivamente na forma simbólica de uma relação espacial que nos pode causar uma sensação de poder, de solidão, de claustrofobia, de ansiedade, etc. A consciência da nossa localização no nosso panorama mental do mundo, onde se jogam as relações sociais e espirituais, é essencial para podermos proceder a novos ajustamentos que nos aumentem a qualidade de vida. A maioria das pessoas não tem a mínima ideia dos processos que se jogam na sua mente e que são determinantes para as suas sensações e comportamentos. É assim a partir dessa consciência que podemos, através de recursos e de modificações espaciais na mente, enriquecer os nossos dias.

As relações amorosas


“O que se passa com a minha relação atual? Porque não consigo uma relação amorosa satisfatória? Como posso cortar definitivamente com uma relação que me está desgastando as energias? Do que preciso para conseguir uma relação mais harmoniosa e adulta?” Estas são algumas das perguntas fundamentais que são tratadas no Panorama Social no que diz respeito a relações amorosas. Para além de relações de caráter mais patológico, são empregues métodos simples para uma melhoria na qualidade das relações amorosas “normais”. As bases de intervenção residem no trabalho com as representações internas, o que é característico em Programação NeuroLinguística. Aqui, estas representações são chamadas “personificações” e as técnicas para lidar com elas são espantosamente simples ao mesmo tempo que produzem, em geral, transformações rápidas, eficientes e duradouras.

Relações com os outros

Uma relação pode ser caracterizada por toda uma gama de sentimentos. Há relações que nos sufocam, outras que nos causam um simples desconforto. Há relações que nos impedem de sermos nós mesmos. Há relações em que sentimos desigualdade em poder: de nós em relação aos outros, ou dos outros em relação a nós. Reagimos com as ferramentas que temos disponíveis. Gritamos, empregamos subtis truques mentais de inteligência e persuasão, manipulamos e somos manipulados… Não temos consciência que há estruturas de poder e submissão, tanto individualmente como em grupos e organizações, cujo conhecimento nos poderiam facilitar a vida. No Panorama Social tomamos consciências dessas estruturas e aprendemos de forma prática a lidar com elas.

Relações com espíritos

Quantas pessoas carregam os seus mortos às costas? Como proceder para que a memória de entes amados encontre paz e que encontremos paz na separação, os deixemos partir e prossigamos a nossa vida? E como pôr ao nosso serviço recursos de ordem espiritual, os mais fabulosos recursos que podemos ter à disposição, para transformar os nossos traços de caráter limitadores e possamos realizar mais facilmente os objetivos de vida que nos ofereçam maiores significados?

Traços de caráter limitadores

Pressupomos que a nossa personalidade é o resultado do Panorama Familiar entre os 0 e 5 anos de idade. Qualquer traço de caráter limitador pode ser transformado a partir do reajustamento da constelação familiar de infância. O “Panorama Familiar” é uma técnica central que tem como fim a transformação real de toda a nossa história pessoal a partir da transformação do panorama mental na infância. Cada vez mais o Panorama Social é considerado com uma alternativa ou complemento altamente enriquecedor das Constelações Familiares.

Mediação e negociação

Mediação de conflitos ou negociação são altamente influenciadas pela representação mental que as partes em jogo têm um do outro. Não só as representações mentais diretas dos participantes concretos em confronto, mas as representações dos grupos que representam e a sua maior ou menor aceitação e apoio, influenciam diretamente o decorrer de qualquer conversação. No Panorama Social são analisados não só os processos mentais dos oponentes, mas todo o apoio que lhes serve de base e são feitos os ajustes mentais no mediador para aumentar a eficiência da mediação ou negociação.

A criação de uma autoimagem positiva
(exemplo de uma técnica)

    A indicação para esta abordagem é a existência de uma autoavaliação negativa no cliente; descobre-se através de reações negativas muito fortes ao aumento do tamanho e à aproximação da autoimagem. A técnica é baseada no facto de que cada autoimagem é uma fantasia construída pela própria pessoa. Uma autoimagem negativa tem tão pouco de realidade como uma imagem positiva. Por isso é justificável substituir uma imagem negativa por uma positiva. 1. Peça ao cliente para pensar em alguém que ele ou ela valoriza muito. Ajude a intensificar a sensação fazendo com que a visualização da pessoa esteja próxima de si. Quando o cliente nota que a sensação é bastante intensa, o especialista em PNL e consultor do Panorama Social pode ancorar cinestesicamente esta sensação. 2. Empregue esta âncora para ligar esta sensação de apreciação (amor, respeito) com a autoimagem: - "Sinta estima, apreciação, e aplique-a à imagem que tem de si de modo que olha para si com autoestima”. 3. Quando o cliente tem sucesso no seguimento destas sugestões, o que geralmente é fácil de constatar através da sua expressão radiante, então a questão é fazer com que a experiência se mantenha por algum tempo (pelo menos três minutos). 4. Ligue esta nova autoimagem positiva acabada de criar com o contexto em que o cliente sentia a carga da autoavaliação negativa. 5. Faça um teste - quais são as eventuais objeções contra esta nova situação? Estas apontam muitas vezes para convicções de identidade limitadoras. 6. Consolide esta autoimagem positiva dando-a ao “eu jovem” e seguidamente deixe o jovem crescer associado com ela.

José Figueira

Para mais informação e inscrições pode entrar em contacto com: PNL-Portugal (José Figueira)
INFO PNL-PORTUGAL 965542777 / 918541233

Sem comentários: