quinta-feira, 10 de maio de 2012

Uma lição em pensamento utópico

Como podemos fazer para que “aprender” se torne possível?
por Dr. Lucas Derks e Dra. Henriette Mol
O que estes heróis, especialistas do ensino, Boeke, Neill, Reimer, Comenius, Fernandez, Illich, Korczak en Montessori, têm em comum, é a capacidade de se libertarem de formas de pensar que aprisionam o mundo do ensino. Como fazem isso? Como é que se escapa de quadros e maneiras de pensar obsoletos?
Fazendo as perguntas proibidas!
A primeira coisa que nos chama a atenção é que, a partir do seu envolvimento intenso, fazem perguntas. Perguntas difíceis, fundamentais. Eles colocam questões brutais. É o tipo de perguntas que nenhum professor, mestre ou educador, sabe a resposta. Colocam questões que na sala de aula mereceriam castigo, espancamentos e humilhação pública.
 As perguntas que estes heróis do ensino fazem têm sempre a ver com axiomas ampla e socialmente aceites. Ser capaz de fazer tais perguntas é uma arte que precede a descoberta do ar ou da gravidade: trata-se de ser capaz de distinguir aquilo para o que os outros são cegos. Quando estes profetas da educação e do ensino capturam tais banalidades socialmente aceites, vão brincar com isso. Perguntam-se, por exemplo, sobre o que será totalmente oposto ao estabelecido. E vão armazenar provas para comprovar a veracidade do contrário ao socialmente correto. De preferência, procuram evidências de efeito dramático para semear a dúvida. É então o momento para criar sistemas alternativos escolares de ensino que prometem ser melhores e mais efetivos.

É essencial que se não deixem intimidar por colegas que declaram: "Isso é impossível. Nós já tentámos. Com o nosso tipo de alunos isso não funciona. Isso é uma utopia! "
 Queremos resolver o problema das altas taxas de abandono escolar, agressão, falta de pessoal habilitado, maus resultados, etc.? Isso pode talvez ser resolvido quando o "pensamento utópico" se tornar uma atividade natural para qualquer pessoa ligada ao ensino.

(tradução J.F.)

A Dra. Henriette Mol, ortopedagoga, trainer e terapeuta, investigadora de jogos com crianças é uma figura inspiradora, com anos de experiência no trabalho com crianças, pais, educadores, tanto individualmente, como com grupos, em escolas, organizações. Tal como já diversas vezes tivemos a visita de Lucas Derks em Portugal, temos agora o privilégio de receber a visita da Dra. Henriette Mol para uma Masterclasse para pais, terapeutas e educadores, a 26 e 27 de maio no Estoril :http://pnl-portugal.com/cursos-e-atividades/kids-games-with-nlp/

Sem comentários: