segunda-feira, 29 de maio de 2006

Quem é Loesje?

Recebi alguns telefonemas perguntando-me:
- Quem é Loesje? (Leia-se LÚCIA)
Loesje não tem nada a ver com PNL (e se calhar até tem tudo a ver com a PNL- deixo ao critério do leitor).

Loesje é uma organização livre internacional do discurso começada nos Países Baixos em 1990.

Foi pois há cerca 16 anos que fui confrontado pela primeira vez com Loesje na forma de panfletos espalhados por toda a cidade de Amesterdão. Loesje, misteriosa, era comentada na rádio, nos jornais, na televisão. As frases altamente provocadoras eram um convite à reflexão e uma achega na construção dum mapa dum mundo inconformista, criativo, flexível, aberto à reflexão e à maravilha do "tudo é possível".

A missão de Loesje é espalhar a creatividade, o criticism positivo, as idéias políticas não conformistas, ponderações filosóficas e pensamentos desafiadores mencionando muitas vezes acontecimentos actuais através de slogans curtos, posteres, assinados por um caráter fictional.

Loesje está atualmente activa na Argentina, Bósnia, Bélgica, Catalonia, Dinamarca, Estónia, Finlandia, em França, Alemanha, Hungria, Islândia, Latvia, Lithuania, México, Países Baixos, Nigéria, Poláquia, Portugal, Roménia, Rússia, Servia, Eslovenia, Suécia, Suiça e nos Estados Unidos da América.

O número total dos membros é desconhecido e os posters foram distribuídos possivelmente em muitos outros países além dos mencionados acima; entretanto, há aproximadamente 5000 povos que recebem a versão holandesa do boletim mensal, e ao redor 2000 povos que recebe a versão internacional.

Infelizmente (no meu entender) há fracos vislumbres de Loesje em Portugal.
Felizmente: há possibilidades ilimitadas em Portugal.


José Figueira

Sem comentários: