segunda-feira, 5 de novembro de 2007

HIPNOSE E PNL

A PNL é, no meu entender, uma fase avançada na aplicação da Hipnose moderna. No fundo, no meu entender (discutível, claro), a hipnose moderna, com a sua origem em Milton Erikson, encontra a sua expressão mais elegante na PNL.

Tivemos neste fim-de-semana mais um bloco do Master practitioner, um bloco totalmente dedicado à Hipnose. Qual é a minha conclusão pessoal sobre este fenómeno da Hipnose durante este bloco do Master? Sobre o que fizemos neste fim-de-semana?
É que realmente já sabíamos tudo. Desde o practitioners que empregamos mais ou menos conscientemente indução de transe baseados nos padrões modelados por Bandler e Grinder a partir de Milton Erikson. É que hoje estivemos ainda mais concentrados do que antes, na estrutura da comunicação com o inconsciente.

A PNL já faz isso de forma tão natural, desmistificando o que é preciso desmistificar, que num determinado momento opera-se uma revolução na maneira de lidarmos connosco. Comunicação com o inconsciente torna-se o nosso processo natural de lidarmos connosco.
É que até se chega ao ponto de começarmos a desconfiar das soluções da nossa mente consciente. Na verdade, se pudéssemos resolver os nossos problemas conscientemente, não precisaríamos de PNL, nem psicologia clínica, nem coach, nem terapia, nem de nenhuma das técnicas de new age de que o mercado está cheio...

É que, a pouco e pouco, se tornou claro para nós de que se trata de algo muito diferente do que a mente consciente, analisadora, controladora, comparativa, determinante de normas e moral, nos quer fazer crer.
Aquilo que está em jogo é o significado, é aquilo que realmente motiva, é o que faz com que o corpo vibre de entusiasmo, é o que faz a diferença, a transformação, é o que realmente nos move na vida diária. É que não tem nada a ver com a ilusão de Descartes, uma tragédia do pensamento moderno, o pensamento básico da civilização actual que pretende basear-se na racionalidade. É que o importante não tem nada a ver com o socialmente correcto.

O que nos move realmente, o que determina a vida e o seu significado, o que desperta a paixão e nos faz ter um orgasmo, o motor do nosso comportamento e a origem das nossas sensações, é o inconsciente.
Ora o inconsciente é o campo de acção da PNL.


Neste bloco do Master fomos talvez ainda longe. Talvez.
No practitioner tornámo-nos conscientes dos processos inconscientes que determinam a nossa vida. E aprendemos algumas ferramentas para influenciar esses processos.
Hoje, com a hipnose, fomos ainda mais além. Praticámos e tornámo-nos ainda mais conscientes das estruturas que estão por detrás dalgumas ferramentas que já tínhamos ao nosso serviço para actuar em nós e nos outros duma forma ainda mais profunda e eficiente na realização do nosso significado de vida. Hoje vimos, sentimos, experimentámos na prática algumas coisas de que já tínhamos falado. Hoje tornámo-nos ainda mais consciente dos processos do funcionamento da mente. Hoje deu-se um salto significativo na revelação do tal livro que nos não foi dado à nascença. – o livro de instruções do funcionamento da mente!

Reacções dos participantes???

1 comentário:

carla afonso disse...

Tenho vindo a encontrar, e não só neste módulo , o fio condutor de tudo o que temos aprendido, de tudo o que temos sentido e de tudo o que temos transformado.
Noto grandes transformações em mim, mas também nos meus companheiros de aventura PNLiana.

Sinto realmente que a cada módulo que passa, as coisas se encaixam melhor no todo.

É curioso...
Comecei a sentir que havia uma estratégia qualquer na forma do Zé "falar" connosco, logo nos dois primeiros dias do Practitioner. Farejei essa diferença, abri os olhos de espanto e... achei que era algo "dele", que ele sabia fazer e seria impossível de reproduzir por lhe ser "inato".

Na altura eu ainda não sabia o que era modelar ou sequer que se podia modelar algo da forma que temos entretanto aprendido.

Eu via-o a agarrar-nos do princípio ao fim das suas "aulas" e pensava com os meus botões... "este tipo tem qualquer coisa que eu gostava de saber fazer também nas minhas sessões de formação"... mas o que é exactamente?

Tenho uma política de "Qualidade Total" comigo própria; queria saber como chegar aos outros desta forma por lhe ver a "eficácia" nos efeitos.

Fosse o que fosse a sua mestria, achava no entanto difícil, complicado, quase inatingível para mim ... pelo menos nos próximos anos. Na minha sede de saber tudo e de preferência LOGO, "desesperava".

Concordo. Neste Master as coisas têm encontrado o seu devido lugar. O Puzzle do que fomos aprendendo completa-se. Mais depressa e de forma mais fluída do que eu estava à espera.

Tem sido apaixonante e muito reestruturador. De repente dou comigo a avançar, a acreditar, a arriscar e a acertar de forma muito mais consistente com os meus propósitos; e de maneira muito mais congruente com a minha verdadeira essência.

No outro dia alguém a quem eu tinha falado da PNL e dos cursos do Zé, a propósito da mulher que está um pouco perdida, deprimida e a precisar de ajuda, acabou por me pedir desculpa porque ela achou o que viu na net demasiado "Auto-ajuda" para lhe interessar.

Demorei uns dias a responder a esse e-mail. Por falta de tempo mas também por necessidade de não ser tão reactiva. Acabei por lhe dar razão. Se calhar a PNL também é "auto-ajuda".
A mim tem-me ajudado!

Mas se o é, é uma auto-ajuda sem gurus, sem deuses externos, sem falsos balões de oxigénio e sem dependências.

Não houve nenhuma área em que me tivesse embrenhado com tanta dedicação, tanto prazer e tanta convicção de que é realmente algo de muito bom para o nosso crescimento.

Viva o Master, centrado nos processos pessoais. Tenho a certeza de que está a ser absolutamente fantástico para todo o grupo. O Zé é inspirador para nós e "uma pessoa de topo".

Sou hoje uma pessoa melhor também muito graças aquilo que ele nos tem mostrado e ajudado a encontrar.

Já acredito, mas acredito mesmo, que vou trabalhar de forma igualmente boa com os outros.

Obrigada Zé. Obrigada Paulo, Cláudia, Manuela, João, Ana, Zé Luís e Maria João!
Vocês enriquecem a minha vida de uma forma que é impossível de "quantificar"! Considerem isto uma espécie de "jura de amor eterno".