- Com o vosso curso de PNL posso ser coach?
Já abordei este tema diversas vezes. Até escrevi um número da minha revista online sobre isso (http://pnl-portugal.com/revista/pnl-coaching-outubro-2011/)
Aqui, mais uma resposta a essa pergunta:
Bom dia P.
Para a sua pergunta não se encontra facilmente
uma resposta indiscutível.
Aqui vão alguns pontos que me parecem relevantes:
- A verdade é que qualquer pessoa se pode intitular “coach” ou “terapeuta”. São conceitos livres;- Psicólogo, psicoterapeuta, sociólogo, médico, advogado, etc.... são palavras registadas cujo emprego, esse sim, é protegido por lei;- Há diversos grupos de pessoas, organizações e associações de coaching, cada uma com os seus pontos de vista e critérios, que reconhecem determinados cursos associados a essas organizações. Há muitas delas pelo mundo e vão aparecendo regularmente novas todos os dias;- Como interessado(a), terá você mesmo de se informar da credibilidade desses clubes nacionais e internacionais;- A Programação NeuroLinguística, desde o seu aparecimento nos anos 70, que utiliza coaching e terapia. A PNL começou mesmo por aí. Qualquer pessoa formada em PNL tem (se quiser e praticar) as ferramentas necessárias para exercer coaching e terapia, embora claro possa aprofundar-se nessa área;- Nos últimos tempos também foi criado algo como “coaching com PNL” que utiliza e desenvolve alguns dos inúmeros elementos da PNL (o coaching desenvolveu-se como disciplina própria);- Alguma oferta de PNL anuncia-se no mercado, talvez devido à moda, como “PNL com técnicas de coaching”. Ora isso não é nada de novo. Coaching esteve sempre implícito na PNL. Ao apresentar-se assim talvez seja com a intenção de captar pessoas. Se não mencionar a palavra (para muitos já desacreditada) de coaching, pensam que não jogam mais um papel no mercado!- Um diploma de “coaching”, ou “practitioner, master ou trainer de pnl” não é uma absoluta garantia de qualidade, como um diploma de psicólogo, advogado ou seja do que for também o não é. E se quiser seguir um curso, terá sempre de falar com as pessoas, informar-se e estar muito "alerta";- Os meus cursos de PNL obedecem aos critérios da maioria das associações internacionais, e são reconhecidos pela Associação Holandesa de PNL. É tudo.Pessoalmente, e como título legal, sou “andragólogo” (pedagogo social, especialista em educação e formação de adultos e ciências de mudança) reconhecido pela Universidade de Amesterdão.
Compreendo que as pessoas gostem de respostas simples, precisas, em
termos preto ou branco, mas honestamente não me parece que a resposta a esta questão possa ser
dada dessa maneira. E certamente quando se fala de "coaching" com cursos de certificação entre 8 dias e anos de formação! Até mesmo sobre a "minha PNL" e certificações tenho colocado sempre as minhas notas críticas sobre o que se passa com questões legais de credibilidade e autoria! A história da PNL está cheia de marketing, "descomunicação" entre os seus próprios autores, pretensões e ilusões.
De qualquer forma, espero sim, com os meus conhecimentos atuais do assunto, ter sido o
mais objetivo possível na resposta.