quarta-feira, 28 de junho de 2006

ATÉ JÁ... MARIA JOSÉ COSTA FÉLIX




A Maria José Costa Félix, Astróloga e Escritora, que muito tem contribuido também, para a divulgação e o crescimento da Programação NeuroLinguística em Portugal, acaba de suspender a sua colaboração semanal, na Revista Xis, do Jornal Público, por razões alheias à sua própria vontade. Para além de muitas outras pessoas que, comigo partilham este caminho de crescimento através da Programação NeuroLinguística, à Maria José muito devo, o incentivo e a inspiração que me deu para que mergulhasse nesta grande caminhada, que me permitiu crescer, não só profissionalmente, como também, e especialmente, me conduziu à grande Jornada de descoberta de mim própria, de uma forma tão intensa e maravilhosa.

Por tudo o que atrás fica escrito, e por muito mais, que a minha comoção não consegue exprimir por palavras, aqui fica o meu tributo à Maria José Costa Félix, tributo esse que já enviei, também, para a "Voz dos Leitores", da Revista Xis, do Jornal Público.

Há mensagens que permanecem eternamente nas nossas vidas, que brilham pela lucidez com que nos interpelam, e cuja riqueza está na Luz que delas brota.
Há mensagens que nos envolvem no cântico dos desafios, na cor da esperança, palavras que revelam verdades maiores que continuamente se manifestam, e nos alertam para a urgência do encontro com a nossa verdadeira essência.
Há mensagens de amor, paz, e harmonia que nos são reveladas por almas celestes que representam o testemunho vivo e sagrado da existência de Anjos na Terra.

Há momentos em que, os ventos da mudança, nos mostram que é necessário renascer, para que possamos seguir em frente, confiantes e serenos.

Há momentos em que somos chamados a seguir livres pelos caminhos da vida, na companhia da estrela que brilha dentro de nós e que continuará a fazer a diferença, em outras paragens.

Há saudades que não se apagam porque nos acolhem na doçura do silêncio, e na sabedoria da eternidade.

Há mensagens como as da Maria José, que permanecem impressas nos nossos corações, e se perpetuam e encantam, num comovido... ATÉ JÁ!




A 21, 22 e 23 de Julho em Lagos. Introdução à PNL, passeio sobre o fogo, salto de para-quedas ou holistic riding
http://www.pnl-portugal.com/salto.htm

O nosso instrutor no holistic riding é o Andreas:

segunda-feira, 26 de junho de 2006


Quando o meu corpo apodrecer e eu for morta
Continuará o jardim, o céu e o mar,
E como hoje igualmente hão-de bailar
As quatro estações à minha porta.

Outros em Abril passarão no pomar
Em que eu tantas vezes passei,
Haverá longos poentes sobre o mae,
Outros amarão as coisas que eu amei.

Será o mesmo brilho, a mesma festa,
Será o mesmo jardim à minha porta,
E os cabelos doirados da floresta,
Como se eu não estivesse morta.
Sophia M. Breyner

Propósito da Vida

Saber qual é o nosso propósito na vida
Talvez uma das coisas mais importantes para nós seja descobrir por que estamos aqui, qual é o nosso propósito na vida: há uma experiência fácil. Pode demorar 15 minutos, talvez 30 ou mais, mas só é necessário uma folha de papel e uma caneta... ou um documento branco no word. Escrever no cimo da página: "qual é o meu verdadeiro propósito na vida?" e depois dar como resposta a primeira coisa que vier à cabeça. Continuar assim, algumas respostas podem repetir-se ou serem semelhantes. Até que surge a resposta que sentimos que é a nossa verdade... geralmente uma resposta que nos fará chorar. Pode demorar algum tempo para clarificar a nossa mente, com todas as memórias e falsas respostas, a maior parte adquiridas socialmente, sobre o que supostamente devemos desejar. A resposta virá de outra "fonte", outro espaço que não o pensamento racional e terá um significado profundo para nós. Algumas respostas podem trazer alguma emoção com elas, mas não serem ainda "todo o puzzle". Estamos perto. Continuemos. Claro, a outra questão que se coloca depois é como actualizar essa "descoberta" no nosso quotidiano, como viver de forma a dar-lhe expressão, mas se formos sinceros, se não o fizermos, não estamos a viver plenamente.
Chumani

sexta-feira, 23 de junho de 2006

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


SALTO EM QUALIDADE DE VIDA!
Um salto em qualidade de vida. Quem não quer tal coisa?
É um programa para si e que pode facilmente oferecer como prenda aos seus colaboradores ou às pessoas que mais ama e que acha que o merecem.
É não só para si uma exclusividade, é algo que fica nas memórias e cria fundamentos para realizar um futuro digno das capacidades pessoais.
Confesso que a PNL tem uma série de desvantagens em relação a outros produtos de auto-desenvolvimento no mercado. É que em PNL não há nada que faça algo por si. Estamos sózinhos.
Somos nós mesmos os únicos responsáveis pelo nosso futuro.
E este é um fim-de-semana de acção que nos confronta e nos oferece maiores possibilidades para criar ainda muito mais de significativo nas nossas vidas.

Congresso latino-americano de PNL (pré-congresso)

COACHING EM NÍVEL DE IDENTIDADE

Apoiando Mudanças Transformacionais – Robert Dilts (USA) & Deborah Bacon (França)

PANORAMA SOCIAL

Melhorando a Comunicação e Resolvendo Conflitos – Lucas Derks (Holanda)


HIPNOSE NO TRATAMENTO DE TRAUMAS

Paul Adler Ph.D. (USA)

Dias 06, 07 e 08 de Setembro - 19:00 às 23:00
INFORMAÇÕES:
http://www.congressopnl.com.br/mailto:inscricao@congressopnl.com.br


TODOS SOMOS MENSAGEIROS

"Qualquer de Nós tem uma Missão, uma mensagem específica a transmitir que constitui a nossa forma de contribuir para a evolução global do universo em que estamos inseridos. Ao procurar tomar consciência dessa responsabilidade, vamos descobrindo que a nossa vida tem sempre sentido, que há uma razão de ser para aquilo que nos é dado - ou tirado -, assim, como para tudo o que nos acontece de bom, ou de mau, de fácil ou difícil. E isso acontece desde o nascimento - incluindo aquilo que o antecede e a forma como o parto decorre - até àquele último momento em que, dissolvida a matéria de que somos feitos, podemos, por fim, conhecer por completo toda a dimensão da nossa pessoa.
Isto é, saber quem verdadeiramente somos e ao que viemos".
Maria José Costa Félix
In Revista XIS - Jornal Público

quinta-feira, 22 de junho de 2006

Metáfora da Semana (da Golfinho)

O Zelador da Fonte

Conta uma lenda austríaca que em determinado povoado havia um pacato habitante da floresta que foi contratado pelo conselho municipal para cuidar das piscinas que guarneciam a fonte de água da comunidade.
O cavalheiro com silenciosa regularidade, inspecionava as colinas, retirava folhas e galhos secos, limpava o limo que poderia contaminar o fluxo da corrente de água fresca. Ninguém lhe observava as longas horas de caminhada ao redor das colinas, nem o esforço para a retirada de entulhos.
Aos poucos, o povoado começou a atrair turistas. Cisnes graciosos passaram a nadar pela água cristalina. Rodas d´água de várias empresas da região começaram a girar dia e noite. As plantações eram naturalmente irrigadas, a paisagem vista dos restaurantes era de uma beleza extraordinária.
Os anos foram passando. Certo dia, o conselho da cidade se reuniu, como fazia semestralmente. Um dos membros do conselho resolveu inspecionar o orçamento e colocou os olhos no salário pago ao zelador da fonte. De imediato, alertou aos demais e fez um longo discurso a respeito de como aquele velho estava sendo pago há anos, pela cidade. E para quê? O que é que ele fazia, afinal? Era um estranho guarda da reserva florestal, sem utilidade alguma. Seu discurso a todos convenceu. O conselho municipal dispensou o trabalho do zelador.
Nas semanas seguintes, nada de novo. Mas no outono, as árvores começaram a perder as folhas. Pequenos galhos caíam nas piscinas formadas pelas nascentes.
Certa tarde, alguém notou uma coloração meio amarelada na fonte. Dois dias depois, a água estava escura. Mais uma semana e uma película de lodo cobria toda a superfície ao longo das margens. O mau cheiro começou a ser exalado. Os cisnes emigraram para outras bandas. As rodas d´água começaram a girar lentamente, depois pararam. Os turistas abandonaram o local. A enfermidade chegou ao povoado.
O conselho municipal tornou a se reunir, em sessão extraordinária e reconheceu o erro grosseiro cometido. Imediatamente, tratou de novamente contratar o zelador da fonte. Algumas semanas depois, as águas do autêntico rio da vida começaram a clarear. As rodas d´água voltaram a funcionar. Voltaram os cisnes e a vida foi retomando seu curso.

........

(autor desconhecido)
http://www.golfinho.com.br/

terça-feira, 20 de junho de 2006

É preciso correr riscos,
seguir certos caminhos
e abandonar outros.
Nenhuma pessoa
é capaz de escolher
sem medo
.



"Pequenas oportunidades
podem ser
o começo de grandes empreendimentos."

segunda-feira, 19 de junho de 2006


Era uma vez um grão de luz...
Um grão de luz que brilhava,
Na escuridão imensa
Do cesto de vime onde se encontrava...

Um grão de luz que crescia,
Ao sabor das histórias
Contadas à lareira...
À vida, o grão sorria...
Pensava poder crescer dessa maneira!

E tanta escuridão encontrou
Que, do cesto de vime...
Só conseguia espreitar!
Ele que, ainda sublime,
Não mais conseguia brilhar...



E tanto cresceu, cresceu,
Dentro do vime do cestinho,
Que um dia - aconteceu!
De todas as fendas do seu cantinho
Saiam raios de luz verdadeira!
Que passaram a ofuscar
Qualquer história que se pudesse contar
À noite, naquela lareira...

2006/06/19 - Yola

sexta-feira, 16 de junho de 2006

Felicitações

Parabéns pelo Feliz Acontecimento.


Mais uma vez percebo que temos profissionais competentes e com “garra”... e isso deixa-me muito Feliz...
... a Evoluitech enquanto parceiros também fica muito satisfeita por ver que os seus formadores na área PNL se distinguem

Espero que a Associação dê muitos e muitos frutos!!!

Fico à espera de novidades e “cativem-me” (O Principezinho.. Saint-Exupery) para que possa abraçar, também eu, o Vosso Projecto.

Um beijinho e um abraço para todos os intervenientes neste grande projecto
Marisa Romero (colaboradora da Evoluitech)

COM A ASSOCIAÇÃO PPNL, JÁ SE SENTE NA FACE, O VENTO

CRIATIVO DO FUTURO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUITICA EM PORTUGAL!!
PARABENS A TODO O SUCESSO ALCANÇADO E AGORA REALIZADO.

Henrique Oliveira
Mestre - Praticante de PNL

quinta-feira, 15 de junho de 2006

Felicitações

Desejo-vos um grande sucesso e uma linda vida associativa
Lucas Derks

Felicitações

Felicitações com este nascimento.
Sentimos a ligação e este vínculo que nos une existirá para sempre.
Continuaremos a dar o nosso apoio.
Vivam e apreciem este momento.
Com os nosso maiores respeitosos cumprimentos neste dia
em nome de todos os colaboradores da NTI-NLP (Instituto Holandês de PNL)
Bouke
Director do NTI-NLP

Felicitações

Do fundo do nosso coração as nossa felicitações com este mega-acontecimento!
Estão a escrever história em Portugal
Helma e René
NTI-NLP (Instituto holandês de PNL)

Felicitações

Felicitações com a criação da Associação Portuguesa de Programação NeuroLinguística e os nossos desejos de grande sucesso!
Em nome da vossa organização-irmã, a NVNLP (Associação Holandesa de PNL),

Gerda Aberson
Secretária

Ancoragem

http://www.nlpinfo.com/

Terapia da Linha do Tempo, a criação do futuro

http://www.nlpinfo.com/

Metáfora da Semana

Educação

Conta-se que o legislador Licurgo foi convidado a proferir uma palestra a respeito de educação. Aceitou o convite mas pediu, no entanto, o prazo de seis meses para se preparar. O fato causou estranheza, pois todos sabiam que ele tinha capacidade e condições de falar a qualquer momento sobre o tema e, por isso mesmo, o haviam convidado.
Transcorridos os seis meses, compareceu ele perante a assembléia em expectativa. Postou-se à tribuna e logo em seguida, entraram dois criados, cada qual portando duas gaiolas. Em cada uma havia um animal, sendo duas lebres e dois cães. A um sinal previamente estabelecido, um dos criados abriu a porta de uma das gaiolas e a pequena lebre, branca, saiu a correr, espantada. Logo em seguida, o outro criado abriu a gaiola em que estava o cão e este saiu em desabalada carreira ao encalço da lebre. Alcançou-a com destreza trucidando-a rapidamente.
A cena foi dantesca e chocou a todos. Uma grande admiração tomou conta da assembléia e os corações pareciam saltar do peito. Ninguém conseguia entender o que Licurgo desejava com tal agressão. Mesmo assim, ele nada falou. Tornou a repetir o sinal convencionado e a outra lebre foi libertada. A seguir, o outro cão. O povo mal continha a respiração. Alguns mais sensíveis, levaram as mãos aos olhos para não ver a reprise da morte bárbara do indefeso animalzinho que corria e saltava pelo palco. No primeiro instante, o cão investiu contra a lebre. Contudo, em vez de abocanhá-la deu-lhe com a pata e ela caiu. Logo ergueu-se e se pôs a brincar. Para surpresa de todos, os dois ficaram a demonstrar tranqüila convivência, saltitando de um lado a outro do palco. Então, e somente então, Licurgo falou;
"Senhores, acabais de assistir a uma demonstração do que pode a educação. Ambas as lebres são filhas da mesma matriz, foram alimentadas igualmente e receberam os mesmos cuidados. Assim igualmente os cães." "A diferença entre os primeiros e os segundos é, simplesmente, a educação." E prosseguiu vivamente o seu discurso dizendo das excelências do processo educativo.
"A educação, baseada numa concepção exata da vida, transformaria a face do mundo." "Eduquemos nosso filho, esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemos a ele a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores."
Você sabia? Que Licurgo foi um legislador grego que deve ter vivido no século quarto antes de Cristo? E que o verbo educar é originário do latim educare ou educcere e quer dizer extrair de dentro? Percebe-se, portanto, que:
A educação não se constitui em mero estabelecimento de informações, mas sim de se trabalhar as potencialidades interiores do ser, a fim de que floresçam, à semelhança de bela e perfumada flor.
Autor desconhecido
Para acessar mais metáforas e de semanas anteriores:
www.metaforas.com.br

publicado: http://www.golfinho.com.br/

Constelação Sistémica

Ao que parece, pela oferta, a constelação sistémica está a invadir Portugal.

Devido ao grande sucesso do primeiro workshop de Bernd Isert em Portugal, o Instituto Internacional de Programação Neurolinguística ( info@inpnl.com -965696123/962532310) anuncia a vinda de Bernd Isert a 1 e 2 de JULHO de 2006 a Lisboa, um dos mais respeitados e experientes especialistas internacionais em Constelação, Coaching e Programação Neurolinguística.

Na foto Bernd Isert a trabalhar representação sistémica com bonecos.

O mesmo instituto - www.inpnl.com anuncia um curso de FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE COACHING EVOLUTIVO de 23 a 30 de Julho de 2006 no Hotel Riviera em Carcavelos

APPNL (Associação Portuguesa de Programação NeuroLinguística



A APPNL nasceu na continuação dos grupos de trabalho de pnlianos que consideraram a Associação em Portugal como de primeira necessidade. Há um grupo básico que foi para a frente e vai lançar nos próximos meses como direcção provisória (José Figueira, Ivo Pimentel, Ana Meireles, João D'Eça e Laura Lampreia) as bases deste instituto nacional.
Assim todos os pnlianos de que conhecemos os endereços serão brevemente convidados a tornarem-se sócios. A direcção estabelecerá o valor das quotas, lançará as bases para formar-se uma rede de sócios e as bases para um regulamento interno, preparará um site, com base nas associações internacionais, definirá critérios de qualidade para cursos e institutos e preparará uma assembleia para eleição democrática dos corpos gerentes.

A Associação tem por objecto:
a) Promover a divulgação e o desenvolvimento da Programação Neurolinguística.
b) Definir e actualizar as normas de qualidade dos cursos de PNL em Portugal
c) Reconhecer as pessoas individuais e colectivas, de acordo com os critérios de qualidade estabelecidas pela Associação
d) Colaborar com entidades públicas e privadas em actividades relacionadas com a Programação Neurolinguística, a seu pedido ou por iniciativa própria
e) Promover o reconhecimento oficial das entidades e actividades acreditadas pela Associação, junto dos organismos relevantes nesta área
f) Zelar pelo reconhecimento internacional da Associação junto das Associações Internacionais congéneres
g) Colaborar e participar com outras organizações nacionais e internacionais de Programação Neurolinguística, em benefício dos interesses da Associação e dos seus sócios
h) Organizar e promover actividades e serviços para os sócios, de carácter científico, formativo, bibliográfico e outros
i) Promover outras actividades e funções necessárias para o desenvolvimento da Associação, de acordo com os propósitos expressos.

quarta-feira, 14 de junho de 2006

APELO À COMEMORAÇÃO!

Com-unidade PNLiana:
Este é o forte apelo à comemoração!
Em primeiro lugar, parabéns pelo nascimento da APPNL!
Mais um feliz acontecimento!
E já agora, que se encontramos em clima de comemoração, venham participar no jantar que se realizará na Quinta da Ramila - Fátima, na próxima Sexta-Feira, dia 16 de Junho, pelas 20:00 horas.
O primeiro encontro será no Espaço Integral pelas 19:30 horas.
Agradeço confirmação até às 15:00 de Quinta-Feira, 15 de Junho, para o número de telemóvel 917 887 086.

SOB A METÁFORA DO SEMEADOR - NASCEU A APPNL

Nasceu hoje, dia 14 de Junho de 2006, pelas 17h42 minutos, em Lisboa, a APPNL, Associação Portuguesa de Programação NeuroLinguística, sob o Signo Solar de Gémos, Lua em Aquário e Ascendente em Escorpião.

Em termos da sua Missão Astrológica, a APPNL nasce sob a Metáfora do Semeador, do espalhador, do propagador, aquela que, abrindo as portas a renovados pensamentos se tornará uma semente criativa para novos e grandes começos.

HOJE É UM DIA EM GRANDE! HOJE É DIA PARA CELEBRAR!

Porque estou aqui?

"O mais empolgante foi descobrir que não tinha que procurar a paz interior fora de mim. As coisas que antes me irritavam ainda acontecem, mas não conseguem mais tirar do sério."
Greg

TRANSFORME AS SUAS EMOÇÕES - TRAÇE O SEU PRÓPRIO CAMINHO DE LIBERDADE

Muitas pessoas são vítimas das suas próprias emoções, sentem-se prisioneiras dos seus medos, das suas tristezas, mágoas ou incapacidades. Passam pela vida nas pontas dos pés, como se pisassem um campo minado, tentando evitar sentimentos perigosos. Para se pouparem da dor e da rejeição, elas evitam o contacto mais íntimo com outras pessoas, fogem dos desafios profissionais, de situações emocionalmente carregadas e assim deixam de viver experiências valiosas. Esses "reféns emocionais" pagam um preço muito alto, uma vida profundamente empobrecida.

Através das técnicas da Programação NeuroLinguística, cada um de nós, pode descobrir o seu caminho e sentir a liberdade de poder escolher, seleccionar, expressar e colocar as suas emoções, ao serviço dos seus objectivos, pessoais e profissionais.

A decisão de libertar-se, porém, depende da disponibilidade interior, de cada um de Nós.

terça-feira, 13 de junho de 2006

Faltam umas escassas horas...
A APPNL vai nascer!



Viva,
vai ser um grande e maravilhoso acontecimento.
Alegro-me que esta experiencia se passe em Portugal.
Estou convosco, em pensamento e com a "Passion" do Coração.
Um abraço, Lino

Constelações Familiares, PUBLICIDADE

Claro que se trata de publicidade e um blog não é propriamente feito para isso. Mas qual é a diferença entre publicidade e informação? Deixo isso para os entendidos.
Para mim é informação altamente relevante neste momento em Portugal para os frequentadores deste blog a constatação de que

As actividades de PNL, coach e constelações aumentam diariamente!

Aqui vai mais uma actividade:
A quienes quieran trabajar asuntos problemáticos en sus vidas: conflictos familiares, relaciones de pareja, de padres-hijos, dudas profesionales, dependencias, duelos, autoestima, salud. Etc.
A profesionales dedicados a las labores de salud, servicios sociales y/o educación: médicos, enfermeras, psicólogos, trabajadores sociales. maestros, orientadores...

Com
Isabel Aschauer López
Psiquiatra, Psicoterapeuta-Educadora, Análisis Transaccional, Psicoterapias Breves, Constelaciones Familiares, Constelaciones Empresariales, Ensueño despierto y dirigido, Programación Neurolingüística, Terapia Gestalt, Psicodrama, Monitora de Educación Sexual, Terapia Multimodal

Taller de Constelaciones Familiares
Celos en la familia

Sabado 8 de Julho -2006
En Lisboa


Organiza e informa:
Graham Douglas
Teléfono: 96 001 8712
Email: Grammino@Onetel.com

TALVEZ O MAIOR DIA DE FESTA DO ANO

Para os que me conhecem sabem muito bem que sou ainda constituído por duas partes não verdadeiramente integradas. Um pé em Portugal, outro pé sempre na Holanda.
É ainda impossível pois para mim afastar da minha mente neste momento as comparações.

Ora não sei se é cientificamente correcto mas aqui vai uma dessas comparações que preenchem uma parte da minha vida. Aqui vai uma comparação que é muito actual, uma com alicerces na maior festa popular dos dois países.
A comparação, para além da pergunta se as duas se podem comparar, mas não posso evitá-lo... Refiro-me a...

Na Holanda - o Dia da Rainha - uma festa de Estado com apoio incondicional absoluto de todo o povo holandês.
Em Portugal - uma festa com base em Santos Populares apoiada pelo Estado - festa em que sobretudo localmente o Estado tira o proveito que nas suas actuais possibilidades criativas lhe parece possível, e muitas vezes nem isso, repete simplesmente a tradição...

Em Portugal (e aqui vai uma daquelas tiradas altamente discutíveis) é-se jogado (no fim de contas, o que é que se pode fazer contra SANTOS?) E toda a gente aproveita.
Na Holanda, toda a gente percebe, mas joga-se o jogo. E toda a gente aproveita também.

E como é que isso se traduz na prática, a pergunta mais interessante da PNL?


Eis a minha possível pergunta "específica" acompanhada das respectivas considerações:

- Qual é a maior GENERALIZAÇÃO que podemos fazer sobre os dois países neste contexto de Festas Populares, (consciente de que esta caracterização é um “mapa”) generalização essa que tem a possibilidade de definir de forma mais fiel a “realidade” (em termos de PNL, o “território”)?


E AGORA:

Respostas pessoais desprovidas na medida do possível de julgamentos de valor, o que não é fácil:

PORTUGAL
A cor é o vermelho e o verde.
A razão invocada é os Santos Populares.
Em Portugal come-se sardinha assada e invoca-se o passado.
(Especulação pessoal:) - E vive-se no agora para esquecer o futuro!

HOLANDA
A cor é o cor-de-laranja (a cor da família real).
A razão invocada é o aniversário da Rainha (que não corresponde à data).
Na Holanda toda a gente vende e compra de tudo nas ruas num dia estabelecido pelo Governo Holandês como o dia do mercado livre.
(Especulação pessoal:) - E pensa-se já no que se vai fazer amanhã!

(Nota interessante: Pelo que sei a única coisa proíbida é a venda de droga e precisamente a venda de comida por gente incompetente, quer dizer sem conhecimentos diplomados de higiene e restauração.)


O que seria uma aplicação da PNL europeia na integração de partes (a integração dos elementos positivos dos diversos países membros???)

FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE COACHING EVOLUTIVO


De 23 a 30 de Julho de 2006
Local: Hotel Riviera - Carcavelos
www.inpnl.com

segunda-feira, 12 de junho de 2006

O ALPINISTA

Esta é a história de um alpinista que sempre buscava superar mais e mais desafios.
Ele resolveu depois de muitos anos de preparação escalar o Aconcágua.
Mas ele queria a glória somente para ele, e resolveu escalar sozinho sem nenhum companheiro, o que seria natural no caso de uma escalada dessa dificuldade.
Ele começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde, porém ele não havia se preparado para acampar e resolveu seguir a escalada decidido a atingir o topo. Escureceu, e a noite caiu como um breu nas alturas da montanha, e não era possível mais enxergar um palmo à frente do nariz, não se via absolutamente nada. Tudo era escuridão, zero de visibilidade, não havia lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens.
Subindo por uma "parede" a apenas 100m do topo ele escorregou e caiu..... caía a uma velocidade vertiginosa, somente conseguia ver as manchas que passavam cada vez mais rápidas na mesma escuridão, e sentia a terrível sensação de ser sugado pela força da gravidade. Ele continuava caindo... e nesses angustiantes momentos, passaram por sua mente todos os momentos felizes e tristes que ele já havia vivido em sua vida... De repente ele sentiu um puxão forte que quase o partiu pela metade... Shack! Como todo alpinista experimentado, havia cravado estacas de segurança com grampos a uma corda comprida que fixou em sua cintura. Nesses momentos de silêncio, suspenso pelos ares na completa escuridão, não sobrou para ele nada além do que gritar:
- Ó MEU DEUS ME AJUDE !
De repente uma voz grave e profunda vinda do céu respondeu:
- QUE VOCÊ QUER DE MIM MEU FILHO?
- Me salve meu Deus por favor!
- VOCÊ REALMENTE ACREDITA QUE EU POSSA TE SALVAR?
- Eu tenho certeza meu Deus.
- ENTÃO CORTE A CORDA QUE TE MANTÉM PRESO.
Houve um momento de silêncio e reflexão. O homem se agarrou mais ainda a corda e refletiu que se fizesse isso morreria.
Conta o pessoal de resgate que no outro dia encontraram um alpinista congelado, morto, agarrado com força com as suas duas mãos a uma corda a tão somente 2 metros do chão.
© Lucas Derks 1997
(O Panorama Social e o Panorama Espiritual)

Anleitung für einen Gleit-Anker zum Intensivieren von Gefühlen

© Lucas Derks 1997
© Lucas Derks 1997
© Lucas Derks 1997
"Be free of your past, create your future!"
(PNL - Terapia da Linha do Tempo)
enviado por Céu Romeiro

Celebração do 90º aniversário do nascimento de Virginia Satir

O maior presente
Que eu posso dar é
Ver o outro,
Ouvi-lo, percebê-lo, tocá-lo.
Quando isso acontece
Sinto
Que foi estabelecido contacto

Virginia Satir (1916-1988)

I am me by Virginia Satir
http://www.avanta.net/writings/i-am-me.html


A Brief Biography of Virginia Satir
http://www.avanta.net/writings/biography/biography.html




19° Summer Camp
24/7 a 12/8/2006, Abano Terme, perto de Veneza / Itália

http://www.metaforum.com/portugues/camps_internacionais/summercamp_2006/index.php

Bom dia, Comunidade PNLiana!

Bom Dia Mundo!


Bom dia Universo!




UM BOM DIA PARA TODOS!






Wise men say only fools rush in

domingo, 11 de junho de 2006

Anda, anda, quem quer que sejas
Vagabundo, amante, apaixonado pela partida
Para além do além,
Não faz diferença.
Isto não é nenhuma caravana de desespero.
Anda, mesmo que tenhas quebrado
Por mil vezes a tua promessa,
Anda, anda,
Vem novamente...
Anda.

Rumi

Escrevam nas vossas agendas (mentais):

A 14 de Junho de 2006
às 15.30 horas
vai nascer a
Associação Portuguesa de
Programação NeuroLinguística!

Paradoxos mapa-território

O (aparente) paradoxo da PNL:

1. É impossível conhecer a realidade pois o território é o resultado dos filtros pessoais que nos fornecem um mapa e o "mapa não é o território".

2. O sumo da excelência na eficiência da comunicação é ver, ouvir, sentir, cheirar, provar, perceber a "realidade"... mas sem filtros.

J.F.

Deixa acontecer


Há coisas que são tão verdade que ainda não aconteceram.
De que estás á espera?


Publicado por: tt / 21:31 em http://www.curraldamula.blogspot.com/


STRESS

Acham que os planetas têm pressa

quando circulam à volta do sol?

Loesje

(tradução de José Figueira)

sexta-feira, 9 de junho de 2006

Introduction to NLP



http://www.nlpinfo.com/intro/ntr1.htmlro/ntr1.html

O que vemos? O que julgamos ver?



Quantos cavalos há nesta paisagem?

Einstein? O que vê aqui?


O que vêmos? O que é a realidade?
Dançar no topo

http://video.google.com/videoplay?docid=-342392045185381520&q=best+goals
Falando de excelência!

http://video.google.com/videoplay?docid=7143451589296594793&q=maradonna

Mestria é quando se acerta em cheio!

OS 10 MELHORES:
http://video.google.com/videoplay?docid=8645759128096099125&q=world+cup


Se pensa que tem tudo sobre controlo, pura e simplesmente não está a andar muito depressa!

Mario Andretti (piloto de F1)



Denise from San Francisco:

- “Don’t look for heroes; Be on”. That’s my most important lesson which I learned from Anthony Robbins.


http://www.nlpweekly.com/?p=562

quinta-feira, 8 de junho de 2006

APPNL

Está para muito muito breve finalmente a fundação da
Associação Portuguese de PNL

quarta-feira, 7 de junho de 2006

Krishnamurti disse um dia… sobre Meditação


... A imensidade do silêncio é a imensidade da mente em que não existe um centro.

... A luz é luz; não anda à procura de mais luz.

A meditação é a brisa que entra quando deixamos a janela aberta; mas se deliberadamente a mantemos aberta, com o propósito de atrair a brisa, ela não aparece.

... E nessa atenção não existe nenhuma fronteira, nenhum centro, nenhum “eu” que esteja atento. Essa atenção, esse silêncio, é um estado de meditação.

Meditar é descobrir se há um campo que não esteja já contaminado pelo conhecido.

... Quando o pensamento está silencioso, há vazio, e este vazio é ordem.
Na meditação temos de descobrir se é possível um cessar dos conhecimentos, e libertarmo-nos, assim, do conhecido.

A meditação é a acção do silêncio.

Meditar é libertarmo-nos do pensamento; é um movimento no êxtase da verdade.

Meditar é destruir a “segurança”...

A “morte” a que a meditação dá origem é a imortalidade do novo.



na compilação "Meditações" de J. Krishnamurti, Editorial Presença

A canoa e o apego

Nasrudin estava na margem de um rio e queria passar para o outro lado. A correnteza era muito forte e seria impossível atravessá-lo a nado.
Foi quando Nasrudin viu uma pequena canoa presa na vegetação ribeirinha. Rapidamente colocou o bote n'água e pôs-se a remar para o outro lado. Com a ajuda da canoa, ele rapidamente atingiu a outra margem. Assim que botou os pés em terra firme, pegou a canoa, colocou-a nas costas e partiu em direção à floresta.
Algumas pessoas que haviam observado toda a cena, ficaram espantados com aquela atitude inesperada de Nasrudin. Eles foram e lhe perguntaram: "Por que você colocou a canoa nas costas? De que ela lhe servirá agora que você já atravessou o rio?"
Nasrudin então, já um vermelho, suado e cansado do esforço em carregar a embarcação nas costas, lhes respondeu: "Essa canoa me ajudou muito a atravessar o rio. Eu não posso abandoná-la. Espero que agora ela me ajude também a atravessar a floresta."
Assim somos nós. Ficamos apegados ao passado e o transformamos em um pesado fardo em nossas vidas.

Autor desconhecido
Metáfora da semana: http://www.golfinho.com.br/

terça-feira, 6 de junho de 2006

HISTÓRIAS que MUDAM rumos...

“O Mesmo” ,
encontra-se descrito na página 83,
do livro de Bert Hellinger – No Centro Sentimos Leveza - da Editora Cultrix,
possivelmente, poderá estar disponível ou então, através de pedido na FNAC.

"A fonte Romana", pag 91.

Henrique Oliveira.
TRÊS MINISTÉRIOS
ESTÃO A LANÇAR
PNL
EM PORTUGAL


"Três dias após ser apresentado oficialmente por três ministros, o Plano Nacional de Leitura (PNL) foi apresentar-se ontem à Feira do Livro de Lisboa através das duas comissárias Isabel Alçada e Teresa Calçada e a convite da câmara..."
DN, 5 de Junho 2006, Artes, pág. 28 , coluna 1

sábado, 3 de junho de 2006

The Quality Assurance Company

People make the difference that makes the difference between a “very good” and a “excellent” performance of a organisation

The Quality Assurance Company é uma empresa internacional de consulta e formação que actua em todo o mundo com sede em Viena na Áustria sob a direcção do português, master practitioner na arte e ciência da PNL, Alexandre de Faria.

Os serviços da companhia destinam-se ao apoio da qualidade da performance de pessoas e de organizações do sector público e privado — e especialmente:

- Adoptar uma abordagem sistémica à melhoria contínua, Melhorar a congruência entre pessoas (empregados), os processos e os resultados obtidos por uma organização para o bem-estar da sociedade, Melhorar a diversificação dos produtos e serviços oferecidos utilizando a diversidade sociocultural das pessoas na organização e no mercado, Auto-avaliação da performance, Formulação da visão e missão da organização, Examinar os valores e atitudes da organização, Formular política, estratégia e planos estratégicos, Identificar, planear e executar de projectos de melhoria.

Os serviços utilizam em geral uma combinação dos instrumentos seguintes conforme as necessidades da tarefa a executar:

- O SevenPlus Systemic Alignment Model — SAM, O modelo Europeu de Excelência e o processo de auto-avaliação da EFQM, Gestão por resultados (Results-Based Management — RBO, Ownership-oriented Development , Modelos e técnicas neurolinguísticas (PNL), Técnicas de coaching profissional – Solution Focus.

http://www.quality-performance.eu/Home.html

Se deseja um folheto em português sobre as actividades internacionais da
Quality Assurance Company, envie um e-mail para: pnl-portugal@mail.telepac.pt

***

The Quality Assurance Company vai brevemente organizar cursos de PNL em Portugal perto de Lagos.






sexta-feira, 2 de junho de 2006

1. Percepção é Projecção...

2. A projecção é a nossa percepção.
3. Percepções não desejadas,
4. Implica,
5. Projecções não desejada.
6. Com reflexos directos na comunicação intra pessoal e extra pessoal.
7. Ao nível mais profundo do ser inconsciente.
8. Impedindo a revelação do ser belo, vivo e livre,
9. Que já éramos, continuamos certamente a ser, na mais pura e vigorosa excelência!

Henrique.
Interessado em PNL

O Mesmo...

O Mesmo

A brisa sopra e sussurra,
a tempestade varre e enfurece;
e, no entanto, é o mesmo vento,
o mesmo canto.

A mesma água
nos sacia e afoga,
carrega e sepulta.

O que vive se degasta,
se conserva distrói.
Em ambos o impele
a mesma força.

É ela que importa.

A quem servem, então, as diferenças?
Bert Hellinger

Henrique.

Introdução às pedras básicas do mundo social

A nossa relação com o mundo e os nossos sentimentos em relação ao mundo são determinados pela maneira como nos representamos o mundo. Isto é basal em PNL.
As representações que nos fazemos de nós e dos outros chamam-se no Panorama Social “personificações”. (Transformar as relações connosco e com os outros é uma questão de transformar as personificações respectivas).

No fundo as relações que temos são relações com personificações. Não há grande diferença entre as relações virtuais e as relações que as pessoas têm umas com as outras!






Podemos “personificar” tudo, falamos do nosso carro, do cão, duma cama, duma casa, como se fossem seres humanos e isso provoca sentimentos.
Lucas Derks, o autor do Panorama Social, conta:
“ O meu amigo Theo disse-me ultimamente: - Tenho uma relação muito chegada com o meu Mac!”
Ora é mesmo muito fácil personificar um computador:



A personificação do computador

1. Dê um nome ao computador. Theo chama em segredo ao seu Mac Intosch: - Maggie!
2. Visualize a Maggie. Se quer ter um laço bem íntimo com Maggie, deve localizar a imagem a pouca distância – de tal forma que ninguém possa intrometer-se entre si e Maggie.
3. Imagine agora tudo aquilo do que o computador é capaz. Capacidades Ilimitadas!
4. Ponha-se no lugar do computador. Introduza-se por assim dizer dentro da residência do computador e faça uma ideia do que computador quer, o que ele sente, como é que o computador se vê a si mesmo. Desde o momento em que ligou o computador à internet Theo deixou de duvidar das capacidades de enlace espiritual do aparelho.
5. Mantenha-se ainda dentro do computador e atribua-lhe também “emoções sociais”. O meu amigo Theo escolheu para este objectivo uma sensação quente e sensual. Quando se põe no lugar de Maggie o aparelho sente-se muito particularmente atraído pelo seu utilizador – por Theo. Felizmente que há neste caso amor de parte a parte.

(Exercício e desenho de Lucas Derks, Tradução da Técnica: Sandra Bibi)

O Panorama Social


Social Panoramas

A handbook for therapists, coaches, mediators and conflict coaches.

By the Dutch social psychologist and NLP- trainer:
Lucas Derks .

Info em Português sobre o Panorama Social:
http://www.pnl-portugal.com/social_panorama_artigo.htm

(alguns exemplares disponíveis)
Não há estranhos no Mundo!
Apenas Amigos que não encontramos...

BOM DIA!

quinta-feira, 1 de junho de 2006

O Panorama Social

Trainings and workshops

5 day Social Panorama Consultant certification trainings
Venedig, Italien, Metaforum Sommer Campus,
24-28th of july 2006, . http://www.metaforum.com/

Berg en Dal bij Nijmegen,
27 oktober en 24 en 25 november en 1 en 18 december 2006 www.sociaalpanorama.nl Klik hier op OPLEIDING voor inhoud, opzet en prijs .

Port Douglas, Queensland, Australia,
8-12th october 2007, http: www.mindandmotion.com.au
Helsinki, Finland, 17, & 18 may and 15, 16 & 17 june 2007 http://www.savimaki.net/

Workshops
Abano Terme/Venedig, Italien, 4, 5 & 6 august 2006
1. Zukunfst Kongres für persönliche und systemische Entwicklung.
Vortrag: Die tiefe Struktur des Selbst. http://www.metaforum.com/

Heidelberg,Germany, 24 september, 2006
Conflict coaching .mailto:becker@hag-hd.de

Sao Paolo Brazil, 5, 6 & 7 september 2006

Rio de Janeiro, Brazil, 17 & 18 september 2006
introduction to the social panorama mailto:jairo@pnl.med.br

Em Portugal já são dadas consultas individuais com o emprego do Panorama Social, as mais modernas técnicas da PNL.
(info: http://www.pnl-portugal.com/social_panorama_artigo.htm)

A Fonte Romana

O jarro de água se ergue
E, ao cair, inunda a bacia de mármore
Que, por sua vez, transborda
Para a bacia de baixo.

A segunda bacia transfere sua abundância
Para uma terceira:
Cada qual recebe e dá,
Calma e viva

Konrad Ferdinand Meyer
citado por Bert Hellinger em
"A Simetria Oculta do Amor"
É QUE NÃO HÁ ESCOLHA.
TUDO
DEPENDE
DE SI!

O que é a PNL?

No fundo, mesmo lá no fundo, o que é a PNL?

1. O mapa não é o território!

2. E percepcção é sempre projecção!

3. E assumir o princípio da causa e efeito. O SER HUMANO está predestinado a estar sempre do lado da causa. De forma consciente ou inconsciente. O princípio da directa relação causa-efeito é um fenómeno na natureza, não no SER HUMANO.

4. O ser humano, quer queira ou quer não, é a origem das suas próprias sensações, pensamentos e acções.

5. Então não será tempo de assumir a sua própria responsabilidade?

6. E se o fizer, faça-o então de forma ecológica!